Desde o início do mês uma equipe da Setas faz visitas de conscientização sobre o trabalho infantil junto aos barraqueiros das principais praias do Tocantins.
Destacar a importância do combate ao trabalho infantil foi o objetivo de uma ação realizada pelos técnicos da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), no sábado, 6, junto aos comerciantes da Praia Deserta, no município de Rio dos Bois.
“Trabalhamos para evitar que crianças e adolescentes sejam contratados pelos comerciantes, impedindo assim a violação de seus direitos”, disse o técnico da Setas, Vanderli Cândido de Jesus, que lembra ainda que “as ações mobilizam a sociedade com o intuito de alertar e esclarecer sobre o enfrentamento e o combate ao trabalho infantil”.
A comerciante Marissandra Freitas, que tem uma barraca na praia, mostrou-se bastante receptiva com a ação. Ela disse que sempre presencia, principalmente nos fins de semana, crianças auxiliando os pais na comercialização de vários produtos. “É importante esclarecer a proibição porque muitas vezes os colegas não entendem que isso é ilegal. Às vezes vejo crianças vendendo picolés e outros produtos”, afirmou.
A Psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Rio dos Bois, Allanna Santana, que acompanhou a equipe, ressaltou a importância de um psicólogo na mobilização para orientar e entender os medos e angústias da criança ou do adolescente em vulnerabilidade social.
Visitas
Desde o início do mês uma equipe da Setas faz visitas de conscientização sobre o trabalho infantil, junto aos barraqueiros das principais praias do Tocantins. Além de Rio dos Bois, as cidades de Pau D’arco, Miracema, Couto Magalhães e Arapoema também já receberam as visitas.