Para garantir acesso à medicação aos idosos que tem alguma dificuldade de locomoção e a acamados, a Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi lançou nesta segunda-feira, 03, na Unidade Básica de Saúde Sevilha, o Programa Remédio em Casa.
O secretário municipal de Saúde, Gutierres Torquato, explicou que o Programa contempla pessoas com dificuldades de mobilidade que fazem uso de medicação para hipertensão, diabetes e colesterol. A entregas serão feitas pela Secretaria sem nenhum custo ao beneficiado para o uso por 30 dias.
Ele destacou ainda que os beneficiados pelo programa serão acompanhados pelos médicos e farmacêuticos. E que a cada 60 dias será feita avaliação para saber se há a necessidade da continuidade da medicação e o acompanhamento pelo farmacêutico também será para avaliar se o paciente está fazendo o uso correto.
Para receber a medicação no conforto da residência, o usuário deverá se cadastrar junto à UBS em que realiza as consultas, levando documentos pessoais, comprovante de residência e a receita que usa.
O programa foi pensando para garantir uma assistência cada dia mais humanizada, e que os pacientes efetivamente façam o tratamento necessário.
Os idosos que estavam na unidade na ocasião do lançamento do programa aprovaram a inciativa, pois muitos enfrentam dificuldades para chegar ao posto e esse programa vai facilitar.
O programa Remédio em Casa tem previsão de atender cerca de 200 pessoas, sendo que antes mesmo do lançamento já foram cadastradas 50 pessoas.