logo

Conecte conosco

Secretária de saúde de Palmas morre após passar mais de duas semanas internada em UTI com Covid-19

Valéria Paranaguá estava internada em hospital particular desde o final de fevereiro.

A secretária de saúde de Palmas, Valéria Paranaguá, morreu nesta quinta-feira (18) após passar mais de duas semanas internada em uma UTI com Covid-19. Ela tinha sido diagnosticada com coronavírus no dia 24 de fevereiro e quatro dias depois precisou ser transferida para leito de terapia intensiva em um hospital particular da capital.

Servidora pública aposentada da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Valéria Silva Paranaguá tinha 58 anos e era natural de Santa Helena de Goiás (GO). Ela estava desde janeiro de 2020 na Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), primeiro à frente da Superintendência de Atenção Primária e Vigilância em Saúde (Supavs) e no mês de agosto foi nomeada secretária da pasta.

A secretária havia perdido a mãe para a Covid-19 e também teve uma irmã que chegou a ser hospitalizada devido ao coronavírus, mas recebeu alta. Logo após ser diagnosticada, Valéria Paranaguá ficou em isolamento e sendo acompanhada por equipes da saúde básica do município.

No dia 28 de fevereiro ela recebeu o atendimento de estabilização na UPA Norte, mas em razão da evolução do quadro, houve a necessidade de um tratamento intensivo. A secretária estava internada no Hospital IOP de Palmas e o estado de saúde não vinha sendo divulgado por opção da família.

Desde o afastamento de Valéria Paranaguá, a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas vem sendo comandada pelo secretário executivo, Durval Júnior. Nesta quarta-feira (17), outro caso de coronavírus foi confirmado no primeiro escalão municipal, desta vez foi a secretária de desenvolvimento econômico e emprego de Palmas, Mila Jaber.

Festa de fim de ano

 

Em dezembro de 2020 a secretária Valéria Paranaguá e servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas promoveram aglomeração em uma confraternização de fim de ano. Na época, imagens divulgadas em redes sociais mostram o grupo reunido e ninguém usando máscara.

A festa ocorreu em um espaço de eventos no centro da capital. A denúncia foi feita por uma pessoa que trabalha na secretaria e pediu para não ser identificada. Além da secretária de saúde, a diretora de atenção básica do município, Terezinha Teles, estava no evento.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA