A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS, realiza dois dias D de vacinação contra a Covid-19 e Gripe/Influenza. Na próxima quinta, 23, e segunda-feira, 27, a equipe de imunização estará vacinando em horário diferenciado, das 17h às 22h em três pontos estratégicos: no Araguaia Shopping, no Centro Cultural Mauro Cunha e na UBS Sol Nascente.
O objetivo é ampliar o acesso à vacinação com pontos e horários diferenciados. “Com a alta no número de casos positivos para Covid-19, planejamos dois dias com horários e locais estratégicos para estimular os gurupienses a atualizarem o cartão de vacinas. Não podemos baixar a guarda, as pessoas estarão mais protegidas com o ciclo vacinal completo e com o uso de máscaras em locais fechados”, reforçou o secretário de saúde Sinvaldo Moraes.
A vacinação contra a Covid-19 e contra a gripe/influenza possuem públicos distintos, mas poderão ser aplicadas concomitantemente. De acordo com a coordenadora de imunização de Gurupi, Lilamara Oliveira Miranda Tavares, as equipes de vacinadores estão preparadas para atender ambas as demandas. “Vamos vacinar de acordo com a necessidade da pessoa, conforme o cartão de vacina”, afirmou Lilamara.
Ao comparecer para se vacinar, todos devem apresentar os documentos pessoais, identidade, CPF, Cartão do SUS e o cartão de vacinação.
Vacinas e Público-Alvo
A vacinação contra a Gripe ou Influenza estará disponível para trabalhadores da saúde, pessoas com 60 anos ou mais e também, crianças maiores de 6 meses a menores de 5 anos.
Já para a vacinação contra a Covid-19, serão disponibilizadas as doses para todos os públicos, a partir de 5 anos completos, de acordo com o ciclo vacinal de cada um.
Intervalo 1ª e 2ª doses:
ü Coronavac – intervalo de 28 dias (criança e adulto)
ü Pfizer – intervalo de 60 dias (criança e adulto)
ü AstraZeneca – intervalo de 60 dias
ü Janssen – intervalo de 60 dias
Intervalo Doses de reforço (3ª e 4ª doses): 4 meses após receber a dose anterior, independente da marca do imunizante. A 4ª dose, ou segunda dose de reforço, até o momento, está liberada para o público idoso, com 50 anos ou mais.