Na noite desta quinta-feira, 21, no auditório da Escola Municipal Antônio Lino aconteceu o V Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) – Integrando Saberes na Perspectiva da Formação Humana, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Gurupi, por meio do projeto “Educa Gurupi”.
O secretário Municipal de Educação, Eurípedes Fernandes, explicou que proposta do Pnaic é cumprir a meta de alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do ensino fundamental, atendendo à proposta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE).
Segundo ele, essa meta tem sido alcançada positivamente devido às formações que ocorrem continuamente. Para o secretário, houve uma evolução no processo do aprendizado da leitura e escrita, graças a implantação dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemei’s). “Nos Cemei’s as crianças têm uma atendimento especial e quando elas saem de lá para as escolas já têm mais embasamento e facilidade para a alfabetização. Assim, com esse trabalho temos vencido as dificuldades do processo de aprendizado da leitura e escrita”, ressaltou completando que o Pnaic está sendo finalizado com sucesso e que foi um programa de fortalecimento da prática do professor em sala de aula.
Palestra
Durante o seminário os professores participaram da palestra com o tema “O Desenvolvimento Emocional da Criança em Processo de Alfabetização”, com a professora Edna Pinho, que trouxe questionamentos sobre os desafios que são trazidos com a exigência de que ‘todos devem ser alfabetizado até os 8 anos’. Para ela, o processo de leitura e escrita acontece durante toda a vida e é um processo cognitivo. “Temos que refletir o que é ler para uma criança de 8 anos”, desafiou.
Em sua palestra a professora destacou sobre a relação professor/aluno, em que deve ser estabelecidos vínculos afetivos e efetivos, como conversar com a criança, motivá-la, orientá-la, olhar nos olhos dela e enxergar suas angústias; promover a autoestima da criança, elogiando o esforço e dedicação; e ensinar a elas que devem saber esperar e ceder.
A educadora também salientou que os adultos precisam entender que as crianças têm energia para o fazer e que a não compreensão desse comportamento pode ser contrário ao processo de aprendizado. “Nós adultos temos dificuldades de entendermos a energia das crianças e motivá-las”, destacou.
Sobre a importância de motivar os pequenos, Edna enfatizou que as crianças que são encorajadas pelos pais e professores desenvolvem um sentimento de competência e crença em suas habilidade e aquelas que recebem pouco ou nenhum incentivo terão dúvidas de suas habilidades para serem bem-sucedidas.
Ao finalizar a palestra, a professora trouxe a reflexão de que a alfabetização não é e não pode ser um processo torturante em que a criança é obrigada a fazer cópias e aprender combinações de sons, mas que pode ser bastante prazerosa, usando, por exemplo, atividades lúdicas e divertidas.