Espaço ofertará um atendimento especial e acolhedor às vítimas de violência sexual de 27 municípios tocantinenses
O colorido dos brinquedos, cadeiras e livros infantis agora fazem parte da Ludoteca Flor de Pequi do Serviço de Referência de Atenção à Pessoa em Situação de Violência Sexual (Savis), no Hospital Materno Infantil Tia Dedé (HMITD), em Porto Nacional. O espaço acolhedor e exclusivo foi inaugurado nessa terça-feira, 24, e contou com a presença dos servidores da unidade hospitalar, representantes do Grupo Sabin e representantes políticos da cidade de Porto Nacional.
Todo o material lúdico (brinquedos, jogos, lindos e recursos lúdicos) foi adquirido por meio da parceria da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) e Grupo Sabin. “Esse é um momento de muita gratidão, é um momento que a gente vê toda nossa humanização de fato ocorrendo. Essa ludoteca é um sonho realizado para toda a equipe do Savis, porque nós sabemos que esse espaço vai contribuir com o atendimento, além de melhorar a humanização com os nossos pacientes que são atendidos aqui no Hospital. É um momento de muito agradecimento por todos aqueles que estão envolvidos e que estão fazendo isso aqui com toda dedicação, com todo amor e muita fé”, destacou o diretor geral do HMITD, Hélio Pinho.
“Meu coração está muito alegre, pois, nós somos os primeiros aqui em Porto Nacional a receber esse espaço. Então, é um grande ganho a todos os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense”, afirmou a coordenadora do Savis do HMITD, Lúcia Rossana.
“Para nós do Grupo Sabin é uma grande satisfação essa parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. Essa ludoteca é uma forma da equipe multidisciplinar trabalhar principalmente com as crianças que sofrem com abuso sexual. E a gente fica muito feliz em prestar esse trabalho e saber que é o nosso irmão que está recebendo esse benefício, nessa entrega que nós estamos fazendo com a nossa equipe do Instituto Sabin”, comentou o gestor institucional do Sabin no Tocantins, Pedro Paulo Damasceno.
Savis no Hospital Materno Infantil Tia Dedé
O Hospital Materno Infantil Tia Dedé é uma unidade de urgência e emergência, com pronto socorro infantil que atende aos casos de patologias clínicas de crianças de 0 a 11 anos e 11 meses de idade e com pronto socorro ginecológico e obstétrico que atende as gestantes nas intercorrências da gestação, no acompanhamento da gravidez de alto risco e no parto, e intercorrências relacionadas ao aparelho reprodutor feminino.
O Savis na unidade hospitalar foi instituído pela Portaria/SESAU/Nº 54 de 13 de Janeiro de 2013, tendo como público alvo pessoas de ambos os sexos e de todas as faixas etárias em situação de violência sexual. Por ser referência, tem como objetivo promover a atenção integral e integrada à pessoa em situação de violência sexual de forma humanizada e segura, evitando a revitimização, de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde e do próprio serviço.