O segundo-sargento, Manoel Silva Rodrigues, de 38 anos, preso na manhã de terça-feira, 25, no aeroporto de Sevilha, na Espanha, suspeito de tráfico de drogas, é filho de família xambioaense, do Bico do Papagaio. Ele foi flagrado com 39 quilos de cocaína divididos em 37 pacotes em sua bagagem.
A mãe de Silva Rodrigues, que continua morando em Xambioá, assim como vários familiares, estariam muito abalados, segundo fontes relataram ao webjornal Folha do Bico.
Não conseguimos confirmar se o sargento é nascido em Xambioá. mas morou toda infância, adolescência e juventude, quando se mudou para Brasília-DF.
Silva Rodrigues compareceu a um tribunal nesta quarta-feira, 26, e depois colocado em detenção provisória. Ele integrava a comitiva de apoio à equipe do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que participará da cúpula de líderes do G-20, no Japão.
Silva Rodrigues estava no Embraer 190, avião da Presidência, porém, não era o da presidência. A aeronave faz o conhecido “voo da bomba”, que decola um pouco antes, checando se está tudo bem e quando desce, ele é lacrado. Só é aberto quando o presidente está para embarcar.