O vereador Filipe Martins (PSC) apresentou uma emenda modificativa ao Projeto de Lei que denomina nome ao Cmei (Centro Municipal de Educação Infantil) que seria “Arco Iris”, e propôs que fosse substituído por “Romilda Budke Guarda”. A emenda foi aprovada e sancionada pela prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, sem vetos à emenda do parlamentar.
A publicação está no Diário Oficial de segunda-feira, 09. A Lei nº 2.399, de 9 de julho de 2018, cria, denomina e localiza seis Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Desses seis Cmeis, cinco estão em construção e o Cmei João e Maria, na Arso 32, foi inaugurado em janeiro de 2018 e já está em pleno atendimento. Além dessas unidades publicadas, outros dois Cmeis também em construção, um no Setor Bertaville e outro no Aureny III.
Martins defende que o objetivo é homenagear uma das pioneiras de Palmas como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados aos palmenses, além de substituir o nome Arco Iris, que apesar de ser um símbolo do cristianismo, também é usado para promoção do homossexualismo.
Romilda Budke Guarda
“A senhora Romilda, mãe de seis filhos, costureira, veio para Palmas -TO no dia 7 de janeiro de 1997, fixando seu domicilio na antiga ARSO 32, sendo a primeira moradora na referida quadra. Teve uma vida pautada na moralidade, na ética e no altruísmo. Uma líder comunitária (saudosa memória), que muito ajudou na arborização e embelezamento da desta cidade”, disse Martins.
O vereador lembra que, o esposo da senhora Romilda, Sr Ricardo Reineri Guarda, é um líder comunitário dedicado, que cuida com desvelo da arborização e limpeza, especialmente, da Quadra 305 Sul, promovendo a preservação do meio ambiente, em defesa da ecologia, tudo à base do voluntariado, sem remuneração.
Cmeis
De acordo com a publicação do Diário Oficial, os Cmeis são: Romilda Budke Guarda, na Arse 102; Mundo feliz, na Arse 111; Estação Criança, no Setor Santo Amaro; Mundo Fantástico, no Aureny I; João e Maria, na Quadra Arso 32 e Cachinhos Dourados, na Quadra Arse 142.
As obras desses Cmeis já estão em andamento e cada uma das novas unidades educacionais contará com oito salas, com cerca de 44 m² até 50 m² cada uma delas com capacidade para atender cerca de 450 crianças.