Os alunos conheceram um pouco da trajetória literária dos escritores Zacarias Martins e João Gomes da Silva
Na sexta-feira, 22, o Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência, em Lajeado (TO), realizou uma roda de conversa literária para os alunos do Ensino Médio com os escritores Zacarias Martins e João Gomes da Silva, que residem em Gurupi.
“Essa ação faz parte do Projeto Integrador de Linguagens. Além disso, também integra o Projeto Clube da Leitura Jovens Escritores, do nosso colégio. Tem o propósito de motivar os alunos no processo de leitura, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e participativos, com competência para expressar suas ideias, obtendo melhor interação na sociedade”, informou a gestora dessa unidade escolar, Leila Márcia Ascenso Gama.
Promovendo o ato de ler
A Coordenadora Pedagógica da área de Linguagens e professora de Língua Portuguesa do Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência, Nara Niceia Coelho Bignardi Garcia Silveira, destaca que despertar alguém para ler e escrever exige esforço, sendo necessário parcerias e compromisso sério por parte de todos os envolvidos nos métodos educacionais, por isso, ela entende que a presença de dois autores destacados da Literatura Tocantinense enobrece ainda mais o ensino aprendizagem dos alunos do colégio.
“Dessa forma, o ato de ler tem grande importância e deve ser promovido sempre. Logo, a prática da leitura contribui na formação, no desenvolvimento de comportamentos, na capacidade de percepção e assimilação do universo da escrita; promove o conhecimento e superação das dificuldades na própria vida”, explicou.
Ao final da roda de conversa, os autores doaram vários livros para compor o acervo da biblioteca do colégio e durante o evento alguns estudantes foram contemplados com o sorteio de livros.
Credenciais dos autores
Zacarias Martins
O autor é poeta, jornalista profissional, cronista, conferencista e ativista cultural. É autor de seis livros individuais de poesias: Transas do Coração (1978), O Poeta de Belém (1979), Poetar (1980), O Profeta da Felicidade (1984) Vox Versus (1986) e Pinga-Fogo (2004), além do livro de crônicas Histórias da História de Gurupi, que foi adotado por duas vezes para o vestibular da Universidade de Gurupi – UnirG. Em 2022 lançou o seu primeiro livro infantil: As Aventuras de Gurupito. Ainda tem trabalhos publicados em dezenas de antologias literárias. É membro fundador da Academia Tocantinense de Letras (ATL) e hoje, também integra o Conselho de Política Cultural do Estado do Tocantins, como conselheiro de Cultura.
João Gomes da Silva
É teólogo, escritor, conferencista e professor de teologia. É autor dos livros “Passa de mim este cálice”, (1999); “As duas faces da religião” (2003); “O oásis e as serpentes” (2005) e “O Clonador” (2006), todos de cunho teológico e publicados em várias edições. Em 2006 teve o seu texto “Com medo de Deus” inserido na antologia literária nacional “Novos Talentos da Crônica Brasileira”, editada pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores (CBJE), do Rio de Janeiro. É integrante da Academia Gurupiense de Letras (AGL), onde ocupa a Cadeira 21.