Rede Cegonha de Gurupi aproxima profissionais do parto com gestantes

logo

Conecte conosco

Rede Cegonha de Gurupi aproxima profissionais do parto com gestantes

Um grupo de gestantes, que realiza o pré-natal na Unidade Básica de Saúde João Manoel, visitou o setor de obstetrícia e maternidade do Hospital Regional de Gurupi e conheceram alguns dos profissionais que irão atendê-las no momento do parto. O objetivo é dar ação ao Projeto Rede Cegonha no município e esclarecer dúvidas das mães
sobre o atendimento, para deixá-las tranquilas na hora do nascimento de seus filhos .

Conhecendo

Gestantes de Gurupi conhecem as dependências da obstetrícia do HRG - foto Antônio Rodrigues.jpeg1Recebidos pela equipe técnica do hospital, o enfermeiro da UBS e as futuras mamães receberam as orientações de profissionais sobre o parto e o pós-parto. Foram apresentadas as dependências do hospital como o berçário e sala de parto; conheceram alguns dos profissionais que irão atendê-las e desmistificaram alguns medos. Elas receberam também orientações sobre a documentação necessária e os objetos, de uso pessoal, que devem ser levados no dia do parto.

Esclarecendo

“A visita é muito importante para o esclarecimento de dúvidas e oferecer mais tranquilidade e segurança às gestantes, pois com essa aproximação inicia um vínculo com o local onde serão atendidas nesse momento tão especial na vida de cada uma”, explicou Renato Barros, enfermeiro da UBS João Manoel.

Humanizando

A Rede Cegonha é um programa lançado pelo Ministério da Saúde, que visa garantir cuidados e atendimento de qualidade à mulher e à criança pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na atenção ao parto, ao nascimento, ao crescimento e ao desenvolvimento da criança de zero aos vinte e quatro meses. O Tocantins aderiu ao  Rede Cegonha em 2011.

Planejando

Gestantes de Gurupi conhecem as dependências da obstetrícia do HRG - foto Antônio RodriguesO programa visa ainda, assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo, à atenção humanizada à gravidez e parto. Às crianças o direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudável, que tem entre os seus principais impactos positivos, a redução da mortalidade materna e infantil.

A gestante é vinculada desde o pré-natal à maternidade, onde será realizado o parto. A partir do segundo trimestre de gravidez (quarto mês) já pode fazer sua visita para conhecer as instalações do hospital. A atenção ao parto e nascimento também incluem o direito ao acompanhante de livre escolha da mulher durante todo o trabalho de parto, parto e puerpério.

Parceiros

Em Gurupi o programa acontece por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação da Rede Cegonha do Hospital Regional de Gurupi e UnirG por meio da Coreme – Residência Médica.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA