Na sessão da Câmara municipal de Gurupi, realizada na manhã desta terça-feira (23), o vereador Eduardo Fortes (PSDB), apresentou Projeto de Lei que determina a criação de um programa contínuo de diagnóstico e tratamento da depressão pós-parto na Rede Pública Municipal de Saúde. O parlamentar informa que a depressão pós-parto requer tratamento médico imediato. Os sintomas incluem tristeza, desesperança, choro incontrolável; perda de memória; apatia; falta de interesse no bebé; irritação; insónia; medo de machucar o bebê, dentre outros.
Já o Projeto de Lei apresentado pelo vereador Jair Souza (MDB), busca instituir no Calendário Oficial de Eventos do Município de Gurupi, a semana da Alimentação Consciente e dá outras providências. Jair Souza argumentou que a Semana da Alimentação Consciente em Gurupi, tem o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação do município e principalmente sobre as necessidades básicas e dificuldade que passam sua população.
Também, quem apresentou Projeto de Lei na sessão desta terça-feira, foi o vereador André Caixeta (PSB), que pretende assegurar a exibição em salas de cinema, de janela com intérprete de língua brasileira de sinais (libras) em todos os filmes nacionais e estrangeiros na cidade. O vereador ressalta que ser esta uma forma de contribuir o para o avanço na garantia dos direitos das pessoas com deficiência auditiva.
A criação do Parlamento Jovem Municipal é o tema do Projeto de Resolução apresentado pelo vereador Sargento Jenilson (PRTB), tendo por finalidade possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares de Gurupi, a vivência do processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara de Vereadores, com diplomação e exercício de mandato.