Programa de resistência às drogas forma mais uma turma de alunos das escolas públicas do Tocantins

logo

Conecte conosco

Programa de resistência às drogas forma mais uma turma de alunos das escolas públicas do Tocantins

Formaram-se, nesta terça-feira, 639 alunos do 5º ano da rede pública estadual e municipal, e de escolas particulares

Mais uma turma de estudantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), formada por 639 alunos da rede pública estadual e municipal, e de escolas particulares, participou nesta terça-feira, 18, da cerimônia de formatura, em Araguaína. O Programa tem o objetivo de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência.

Neste semestre, foram atendidos, em Araguaína, 1500 estudantes do 5º e 7º ano da rede estadual e dos anos iniciais das escolas municipais. Os 639 alunos que se formaram nesta terça-feira são alunos do 5º ano. Para a titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, o programa auxilia no processo de formação dos estudantes de forma integral.

“Com o Proed, temos a possibilidade de trabalharmos com os nossos alunos temas que são de extrema importância para que eles consigam ter um futuro melhor. Todos nós sabemos os malefícios que as drogas trazem e como elas distanciam os jovens de seus sonhos, e trabalhar a temática desde cedo incentiva os nossos estudantes a buscarem outros caminhos”, destacou a secretária Adriana Aguiar.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Jaizon Veras, fez um balanço do Proerd no Tocantins. “São 17 anos do Proerd no Tocantins e ainda, no ano passado, alcançamos mais de 400 mil atendimentos no Estado e todos os anos Araguaína participou do programa. Hoje, estamos em 104 municípios e nossa meta é ampliar o programa para todas as cidades”, destacou.

O governador Mauro Carlesse destacou a importância do programa na construção de um futuro melhor para as crianças tocantinenses. “Estamos trabalhando para sermos aliados das famílias tocantinenses nos 139 municípios. Com o Proerd, trabalhamos desde cedo com as nossas crianças, para que elas se afastem dos caminhos errados, como o das drogas”, ressaltou.

Beneficiárias

Ao participarem do Proerd, os alunos se transformam em verdadeiros disseminadores da filosofia do Proerd. Esse é o caso de Vitória Rodrigues Moreira, aluna da Escola Estadual Marechal Rondon, ela tem 10 anos, aprendeu uma lição importante para passar para toda sua a família. “É muito bom, aprendi sobre os efeitos das drogas e que existem vários tipos de bullying”, apontou.

A diretora da Escola Estadual Marechal Rondon, Ana Cordeiro, destacou a importância das temáticas trabalhadas com os alunos. “Essa parceria entre a Polícia Militar e a escola é de suma importância. O aprendizado é grande, os alunos têm contato com temáticas que, muitas vezes, não são trabalhadas em outras situações, além disso, a autoestima dos alunos eleva-se muito”, comemorou.

Programa

No Programa Educacional de Resistência às Drogas, são desenvolvidos quatro currículos, sendo para: Educação Infantil (Jardim I e II) e anos iniciais do Ensino Fundamental (1º, 2º, 3º e 4º ano); 5º ano; 7º ano e o Currículo para Pais e Comunidade. De acordo com a Polícia Militar, o Currículo Base do programa é o do 5º ano, tendo em vista que, nesta fase, as crianças se encontram cheias de curiosidades e, em sua maioria, ainda não tiveram contato com as drogas.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA