Professores da UnirG discutem o papel da instituição durante a Semana Pedagógica

logo

Conecte conosco

Professores da UnirG discutem o papel da instituição durante a Semana Pedagógica

Para planejar o próximo semestre, discutir o processo ensino aprendizado, o papel da academia na vida dos alunos, é que os professores da Universidade de Gurupi (UnirG), iniciaram nesta quinta-feira, 24, a Semana Pedagógica, que nesse semestre traz a discussão “Quem fomos, quem somos e o que devemos ser?”.

Participaram da abertura, a reitora Ma. Sara Falcão, o vice-reitor, Dr. Américo Ricardo M. de Almeida, o pró-reitor de Graduação e Extensão, Me. Eduardo F. de Miranda, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Drª Rise Rank, o presidente da Fundação UnirG, Thiago Benfica e Chefe de Gabinete da Prefeitura de Gurupi, Antonio Carlos Barbazia, representando o prefeito municipal, Laurez Moreira.

Durante a abertura, a Reitora, Sara Falcão, deu as boas-vindas aos presentes, destacou a importância da participação de todos os professores, pois a UnirG se faz com todos e é preciso planejamento para a busca de uma Universidade de excelência. Enfatizou que a Semana Pedagógica marca o início de mais um semestre letivo, com muitas novidades, trazendo várias inovações tecnológicas. Desejou que todos os professores participem efetivamente das discussões que serão promovidas nas oficinas, que desfrutem do evento, ampliem os conhecimentos e troquem experiências.

O presidente da Fundação UnirG, Thiago Benfica, desejou uma Semana Pedagógica produtiva e que todos os participantes possam absorver os conhecimentos de maneira bastante proveitosa para repassar aos alunos, e engrandecer a instituição. Benfica aproveitou para enaltecer o processo de melhorias da instituição que agora é Universidade e o aumento da nota no Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), e para o presidente isso transcende e também amplia a responsabilidade da instituição em oferecer um ensino de qualidade. Pediu que todos pensem a UnirG como uma instituição que pode evoluir.

O pró-reitor de Graduação e Extensão, Me. Eduardo F. de Miranda, afirmou que as discussões da Semana Pedagógica farão uma análise cronológica da universidade a fim de traçar estratégias sempre em busca da excelência na formação dos discentes.

Para essa análise cronológica foram convidados os ex-pró-reitores de graduação e extensão, Prof. Dr. Ricardo Lira de Rezende Neves, Prof. Me. Rogério Ferreira Marchezan, Prof. Me. Jean Carlo Ribeiro, Prof. Dr. Marcos Gontijo da Silva, em que puderam relatar as experiências, desafios  e conquistas à frente da pró-reitoria e fortalecimento da academia.

Conferência

Durante a abertura também aconteceu a conferência com Drª Silvana Silveira Kempfer, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ela trouxe a discussão “O ensino e o serviço: formação para quem?”, com diversos questionamentos e reflexões sobre quem são os alunos? O que eles buscam? Quem é a Universidade? Se ela está conseguindo estar próximo dos alunos? Se está conseguindo falar a mesma linguagem? Destacou que as vezes os docentes têm dificuldades de se aproximar dos acadêmicos, e que o papel é reconhecer o estudante.

Ela ainda trouxe a reflexão que a Universidade é cada um, que ela é comunitária, e se não entender o que representa dentro de uma comunidade ela não está atendendo ao seu papel.

Outra reflexão foi sobre o tipo de profissional que a Universidade está formando, se são profissionais para o Tocantins, ou para o mundo? Que novos saberes esses alunos estão adquirindo e quais eles precisam para ser um bom profissional?  Para ela, são questionamentos que devem ser feitos diariamente, principalmente, porque hoje a sociedade, segundo ela, é líquida, se transforma todos os dias e os educadores precisam se reinventar.

A professora do curso de Enfermagem, Leandra Barros, disse que o evento é importante para abordar conteúdos que são necessários para o bom andamento da educação superior. Ela também destacou que como a temática traz a discussão sobre o que foi a UnirG? O que está sendo? E como será? faz  os profissionais se despertarem para como podem contribuir e como gostarão de ver a instituição daqui a alguns anos.

Avaliou como positivo também a discussão sobre a aproximação com os alunos, com o olhar humanizado, sempre na tentativa de entender as necessidades deles e isso contribuirá para que esses alunos quando estiverem em seu campo de trabalho e de pesquisa também verão o ser humano como humano.

O evento segue até a na sexta-feira, 25, segunda-feira, 27 e terça-feira, 28. Nesta tarde acontecem diversas oficinas que seguirão na sexta.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA