A PRF/TO registrou uma redução de 60% no número total de acidente comparando-se com 2017
O órgão divulgou números preliminares da operação, que contou com reforço do efetivo nos trechos com maiores índices de acidentes. Nos quatro dias da Operação Nossa Senhora Aparecida 2018, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou uma redução no número de acidentes e de vítimas fatais.
A operação promovida no Tocantins, entre os dias 11 e 14 de outubro do corrente ano, foi realizada com êxito e apresentou resultados positivos quando se comparado com o ano de 2017 (período comparativo – 12/10/17 a 15/10/17):
Em números gerais foram registrados 4 acidentes em 2018, enquanto em 2017 foram registrados um total de 10 acidentes no período comparativo. Uma redução de 60% no número total de acidentes registrados.
Em relação às vítimas, contabilizou-se um total de 5 pessoas feridas, observando-se assim que número de feridos é mesmo que o registrado em 2017, não obstante, na operação do ano passado a PRF registrou uma vítima fatal em decorrência de acidente, não havendo nenhum registro de óbito em 2018.
O reforço no efetivo ocorreu em todo o Brasil, e não foi diferente no Estado do Tocantins. Além de desempenhar o papel ostensivo – punindo os infratores -, e preventivo – evitando que imprudências fossem executadas -, a PRF também focou na educação para o trânsito com ações educativas, com o objetivo de sensibilizar motoristas e passageiros de seus papéis na construção de um trânsito mais seguro.
Ademais, a PRF também concentrou esforços no combate à embriaguez ao volante, realizando mais de 300 testes de etilômetro. Durante a operação 1 pessoa foi flagrada dirigindo sob efeito de álcool, tendo sido ela presa em flagrante, além de ter sua CNH recolhida e recebido a respectiva autuação. A multa por embriaguez ao volante possui valor estabelecido em R$ 2.934,70.
Ao todo a PRF lavrou mais 157 Autos de Infração, além de 166 veículos flagrados trafegando acima do limite de velocidade, na oportunidade, um ônibus foi flagrado a 132 km/h onde o limite da via era de 90 km/h para referido veículo.
Importante destacar que 33% dos autos de infração lavrados foram direcionados a condutores que realizaram manobra de ultrapassagem em local proibido. Um total de 52 pessoas foram autuadas por esse tipo de infração de trânsito. Vale lembrar que a ultrapassagem em local proibido figura entre as principais causas de acidentes graves registrados nas rodovias federais de todo o país.
* Acidentes Graves: são os acidentes no qual foram registradas vítimas com lesões graves ou que vieram a óbito.