Com o objetivo de promover esporte e saúde à população, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Juventude e Esportes, firmou uma parceria com o curso de Educação Física da Universidade de Gurupi – UnirG. Na manhã desta segunda-feira, 18, foi assinado o termo de cooperação do “Projeto Vida Saudável”, que vai oferecer gratuitamente diferentes atividades esportivas e de lazer aos moradores de várias regiões da cidade.
Com a parceria, a Prefeitura irá conceder bolsas para acadêmicos do curso de Educação Física, e os estudantes interessados também poderão atuar no projeto como prestadores de serviços do CrediUnirG. O Município já adquiriu materiais para as atividades e vai fazer a reforma de alguns espaços públicos para a realização do projeto.
O Secretário Municipal de Juventude e Esportes, José Carlos de Bessa, explica que o projeto vida saudável é uma parceria de política pública de acesso a prática de esporte, lazer e cidadania para crianças, jovens e adultos por meio de iniciação esportiva, corridas, caminhadas e atividades funcionais em academia ao ar livre. “A gestão municipal fazendo uma gestão para a inclusão de boas práticas a população gurupiense”, ressaltou.
Conforme o Diretor de Esportes de Gurupi, Paulo Magalhães, esse projeto vai proporcionar melhoria de vida ao cidadão gurupiense, desde a criança ao idoso. Ele explica que desde junho a Secretaria está se preparando para a concretização deste projeto, na certeza de que a população será bem atendida e detalha ainda que esse programa tem como foco principal o trabalho de iniciação esportiva em várias modalidades como futebol, vôlei, vôlei de areia, entre outras.
O Professor e Coordenador do curso de Educação Física da UnirG, Eduardo Fernandes de Miranda, lembra que este projeto já existiu, mas parou por falta de apoio da gestão e agora está sendo retomado. “O projeto está ressurgindo para atender a necessidade de uma política de saúde, esporte e lazer que até então não existia. A Prefeitura e a UnirG abraçaram este projeto para que levemos à população que tem dificuldade de acesso ao esporte esta oportunidade”, explanou.
Eduardo fala que o programa, nestes primeiros meses, tem a meta de atender cerca de 500 pessoas, mas com o objetivo é ampliar o número de pessoas atendidas. Outra situação importante é que o programa vai iniciar com algumas modalidades esportivas tradicionais, mas irá se adaptar conforme a necessidade do público, como por exemplo, oferecer o beach tennis e o futevôlei, esportes que não são tão tradicionais. “Vamos nos adaptar conforme a procura da população”, destacou.
A Prefeita Josi Nunes afirmou que um dos focos de sua gestão é firmar parcerias com instituições para beneficiar a população de Gurupi e que esse programa “Vida Saudável”, é extremamente importante, pois vai proporcionar vários pontos permanentes de promoção de atividades físicas e lazer.
Josi explica que nesta parceria, que vai envolver 20 estudantes do curso de Educação Física, a Prefeitura custeará uma bolsa, a cada um, no valor de R$ 420 e mais R$ 420 de desconto na mensalidade por meio do CrediUnirG. Essa bolsa vai auxiliar o acadêmico na sua manutenção diária. A prefeita ressalta que todo este auxilio tem como objetivo formar profissionais com experiências que vão basear suas atividades futuras.
O Presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, comemora a celebração do projeto, afirmando que é uma parceira em que todos os envolvidos ganham. Ressalta que a população de Gurupi será a grande beneficiada, tendo à disposição espaços e academias ao ar livre, com profissionais disponíveis para orientação correta de como desenvolver os exercícios, possibilidades de iniciação esportiva em diversas modalidades, que promoverão lazer.
O “Projeto Vida Saudável” já iniciou nesta segunda-feira, com treinamento funcional, no Parque Mutuca e na Academia Mutuca 1.