Graças a uma parceria da Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, e a Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esportes – Seduc, os professores e demais servidores das 40 unidades escolares do Povo Xerente passam a contar com o Polo de Apoio às Escolas Indígenas.
A estrutura, instalada pelo Governo do Estado na área urbana de Tocantínia, visa oferecer suporte técnico, pedagógico e operacional às escolas indígenas jurisdicionadas à Diretoria Regional de Miracema (DRE).
O secretário de Educação de Tocantínia, professor André Goveia, explica que o Polo Educacional de Apoio às Escolas Indígenas surge a partir do termo de cooperação entre Estado e Município, no sentido de aproximar do território indígena, o assessoramento pedagógico e administrativo das escolas indígenas, trazendo a estrutura técnica para Tocantínia, visando assim, fortalecer a Educação Indígena por meio de uma integração maior com a rede municipal de Educação que oferta a primeira etapa da formação escolar dos alunos que é a Educação Infantil, já que a Coordenação Educacional Indígena funcionará no mesmo prédio do Polo Educacional Indígena.
Já a secretária Estadual da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, Adriana Aguiar, disse que esse polo propicia uma solução geograficamente mais acessível que vai minimizar a necessidade do deslocamento até Miracema, onde está sediada a DRE. “A estrutura foi montada de forma que atenda os professores, coordenadores e equipe gestora visando à oferta de um ensino de qualidade à comunidade escolar Xerente”, enfatiza.
Segundo o gerente de Educação Indígena da Seduc Waxiy Maluá Karajá, a ausência de energia elétrica e a dificuldade de acesso das aldeias até a sede da DRE não mais representarão empecilhos para que os educadores desenvolvam suas atividades.