Essa é a primeira vez que a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria da Educação, promove uma formação com os professores de educação física sobre os jogos indígenas nas perspectivas das aulas nas escolas.
O encontro trouxe vivências pedagógicas inéditas aos educadores físicos da rede municipal de ensino. Eles mergulharam na cultura indígena, passando pela teoria, pela confecção de materiais ligados às brincadeiras e jogos indígenas, chegando até a prática. A formação foi ministrada pelo professor de educação física, Kaio Alencar, que atua na rede estadual.
“Uma formação como essa é importante na caminhada em busca de melhores resultados nas aulas de Educação Física. E essa vivência veio contemplar a BNCC, no que diz respeito aos jogos e brincadeiras indígenas. Eu fico muito honrado em fazer parte desse momento inédito, em que podemos mostrar com a confecção dos brinquedos que utilizamos, o quanto essa cultura é divertida e rica”, disse.
A proposta inédita surgiu com o objetivo de trabalhar a interdisciplinaridade, ou seja, de realizar um trabalho com integração das disciplinas. “Essa é uma ação que traz como benefício o aprendizado de forma ampla, onde o aluno consegue elaborar uma visão macro a respeito da cultura indígena”, disse secretário da Educação Professor Davi Abrantes.
O projeto faz parte da supervisão de educação física da SEMEG, que neste ano estão previstas ainda outras atividades de resgate e valorização da cultura por meio do esporte, bem como a realização da primeira edição dos jogos dos povos originários na rede municipal de ensino. Segundo a supervisora de educação física do ensino fundamental, Mônia Praxedes, essa experiência foi um passo de evolução muito importante para a educação municipal. “Quando olhamos para o cenário da cultura da nossa região, entendemos o quanto essa proposta é importante para o resgate e valorização da cultura indígena por meio do esporte. Uma tarde que mostrou aos professores de educação física o quanto a aula pode e deve ser diversificada e interessante. Lá na sala de aula, os professores podem refazer essa etapa da confecção dos materiais junto com os alunos, e depois vivenciar tudo na prática. Uma ação simples que pode contribuir valorosamente com a nossa história e cultura”, disse.