A Aldeia Txuiri, na Ilha do Bananal, foi o local escolhido pela Prefeitura de Formoso do Araguaia, por meio da Secretaria municipal de saúde para a abertura oficial do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas, na quinta-feira, 22.
De acordo com a secretária de Saúde do Município, Divina Pereira, o objetivo dessa iniciativa é de viabilizar a atualizar da vacinação dos indígenas, mantendo em dia os cadastros e garantindo a saúde com as imunizações disponíveis.
Estiveram presentes o cacique Cleiton Javaé, o vice-cacique Emerson Javaé, o Responsável Técnico do Polo Indígena, Yuri Couto, além da secretária de Saúde Divina Pereira e toda a equipe multidisciplinar que atuam diretamente com a Saúde Indígena.
Durante essa ação, os profissionais da saúde realizaram as imunizações contra covid-19, Influenza e demais vacinas de rotina, que variam de acordo com a faixa etária e atualização do cartão vacina.
A partir de agora, as equipes irão em cada aldeia realizar a ação seguindo o cronograma da região. Os atendimentos acontecerão nas aldeias Taymã, Cachoeirinha, São João, Marani-Hawa, Canuanã, Txuiri, Imotxi, Boa Esperança, Wari Wari e Bela vista.
Segundo a Secretária da Saúde, essa vacinação é muito importante porque atuará em defesa do organismo contra agentes infecciosos e bacterianos. Prevenindo ainda as doenças como o Sarampo, Meningite, Coqueluche, Hepatite, entre outras. A vacinação continua sendo a forma mais eficaz e segura de imunização.
Leia mais sobre Formoso do Araguaia