O mesmo problema já foi relatado anteriormente por usuários da Tim.
Quem ficou acordado até mais tarde nessa madrugada de domingo (21/10) teve uma surpresa ao consultar o relógio do celular ou computador. Pela segunda vez na semana, o horário foi adiantado sem o usuário pedir, causando confusão.
A partir de meia-noite, muitas pessoas viram que seus celulares “pularam” automaticamente para 1h da manhã. A diferença é que dessa vez os computadores também foram afetados.
Para quem conferiu o ícone de relógio na barra de ferramentas, aparece a explicação de que o horário de verão teria começado. No entanto, o governo federal já havia confirmado nesta semana que o adiantamento oficial dos relógios só começa em 4 de novembro.
Ainda não há uma explicação de por que, em alguns sistemas operacionais, o adiantamento foi realizado com duas semanas de antecedência.
O erro foi relatado por usuários do Twitter e do Facebook, que relembraram o caso anterior — que ocorreu na segunda-feira (15/10). Na ocasião, a operadora Tim reconheceu que um problema de sistema fez com que alguns modelos de smartphones tivessem o relógio adiantado.
Na nota, a Tim afirma que “alguns modelos de smartphones tiveram o relógio adiantado erroneamente em uma hora por uma ocorrência de sistema. As ações corretivas já foram tomadas para a normalização do relógio. A Tim lamenta o ocorrido e pede desculpas aos seus clientes pelo inconveniente”.
Inicialmente, um decreto previa que o horário de verão começasse a partir da meia-noite do terceiro domingo de outubro, dia 21. No entanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) solicitou que a mudança não coincidisse com o segundo turno das eleições deste ano, marcado para 28 de outubro.
Um decreto do dia 15 de dezembro do ano passado definiu o início do horário de verão para o primeiro domingo de novembro, 4, a mesma data do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A data chegou a ser adiada após um pedido do Ministério da Educação (MEC) para que a mudança de horário não prejudicasse as provas, mas na última segunda-feira, 15, o Palácio do Planalto informou que a data oficial para o início do horário de verão será o dia 4 de novembro.