População de Almas está apreensiva com possível fechamento de comarca

logo

Conecte conosco

População de Almas está apreensiva com possível fechamento de comarca

Eventual extinção dos trabalhos do judiciário no Município gera preocupação na comunidade

O prefeito de Almas, Wagner Nepomoceno, o Waguinho, revela que a população da cidade, situada na região Sudeste do Estado, está preocupada com possível fechamento da comarca de justiça presente no Município. Segundo o gestor, a grande maioria da população é carente de recursos financeiros e precisará se deslocar até Natividade para acompanhar audiências e os trabalhos da justiça.

“Tem ocorrido essa conversa, principalmente entre advogados da cidade, de que o Tribunal de Justiça estaria cogitando a possibilidade de fechar comarcas de primeira entrância pelo Estado, seriam oito comarcas na mira de serem extintas. Temos preocupação, pois a comarca de Almas responde por muitos processos, não somente do Município, mas também de Porto Alegre do Tocantins”, disse o prefeito.

Segundo Waguinho atualmente cerca de 700 processos tramitam na Comarca de Almas, “pois a população corriqueiramente busca o judiciário para resolver seus litígios”, comenta. Com o eventual fechamento da comarca, os jurisdicionais do Município precisarão deslocar-se 76 km até Natividade, “além de possivelmente verem outros órgãos saírem da cidade, como delegacia de polícia, Defensoria Pública e Ministério Público”, projeta o prefeito.

O prefeito de Almas revela que o Município tem grande interesse da presença da Justiça no Município, “tanto que em 2017, a Prefeitura de Almas doou terreno ao Poder Judiciário do Tocantins para que venha a construir sede própria do fórum na cidade”, disse. “O que pedimos é a sensibilidade do presidente e desembargadores do Tribunal de Justiça para que esse provável fechamento das comarcas não ocorra, para que a Justiça possa estar presente de forma plena nas comunidades que mais precisam dela” finaliza Waguinho.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA