Abordagens, prisões e operações em conjunto marcam o compromisso da PMTO com a segurança pública
A Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO) divulgou nesta terça-feira, 20, um balanço parcial da Operação Paz, que está em andamento desde o início do mês de setembro. O relatório apresenta números expressivos que demonstram o compromisso da PMTO com a segurança pública no estado.
De acordo com o relatório, no período de 1º a 20 de setembro, a PMTO realizou 5.809 abordagens a pessoas e 3.706 abordagens a veículos. Além disso, 56 indivíduos foram conduzidos às Delegacias de Polícia. A atuação da PMTO também contribuiu para o cumprimento de mandados de prisão de 51 pessoas e participação em 43 operações policiais conjuntas com outras instituições, resultado de um trabalho integrado e compartilhamento de informações.
O Comandante-Geral da PMTO, o Coronel Márcio Antônio Barbosa, destacou o sucesso da Operação Paz, ressaltando a importância da integração das Forças de Segurança. Ele enfatizou: “A Polícia Militar tem se empenhado em trabalhar de forma conjunta com outras instituições de segurança. Nosso foco é a segurança do cidadão tocantinense, e os números demonstram que estamos no caminho certo. A missão de combater o crime precisa ser estrategicamente planejada e coordenada, e estamos nas ruas 24 horas por dia para cumprir essa missão.”
A Operação Paz é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio do Programa Nacional de Enfrentamento das Organizações Criminosas. Seu objetivo principal é concentrar esforços na realização de ações de inteligência, investigação, repressão e prevenção de mortes violentas intencionais, com o propósito de reduzir os índices dessas ocorrências.
A Operação Paz envolve a atuação coordenada das agências de inteligência e das polícias militar, civil e criminal. Iniciada em 1º de setembro, a operação seguirá até 31 de dezembro deste ano, fortalecendo o compromisso das forças de segurança em proteger e garantir a paz da população do Tocantins.