Polícia Militar conclui Operação Romarias do Senhor do Bonfim 2024 com balanço positivo

logo

Conecte conosco

Polícia Militar conclui Operação Romarias do Senhor do Bonfim 2024 com balanço positivo

Atuação da PM garantiu que milhares fiéis de todo o país visitassem o santuário em segurança

O balanço da Operação Romarias do Senhor do Bonfim 2024, divulgado pela Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO) nesta segunda-feira, 19, mostrou que as festividades religiosas realizadas nos municípios de Tabocão, Araguacema e Natividade ocorreram sem grandes incidentes. A segurança foi reforçada, com o policiamento ostensivo e preventivo dos festejos do Santuário do Senhor do Bonfim, que aconteceram entre os dias 06 e 17 de agosto.

Com objetivo de promover a segurança de todos os romeiros e visitantes que passavam pelo local, policiais militares efetivos dos 7º, 8º e 11º Batalhões da PM foram empregados por escala, contando com o reforço de outras unidades pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC), totalizando 214 militares empregados no policiamento para atuarem nas três cidades.

A PMTO realizou policiamento de caráter preventivo, ostensivo, educativo e/ou repressivo em diversas modalidades, como patrulhamento a pé; policiamento a cavalo, com motocicletas, com quadriciculos e com viaturas em pontos estratégicos; abordagens de veículos e pessoas, com a finalidade de inibir e coibir crimes; e atos infracionais que pudessem prejudicar a segurança de todos os participantes do evento.

De acordo com o levantamento da Polícia Militar, passaram pelo perímetro do Santuário do Senhor do Bonfim em Natividade, Tabocão, e Araguacema, durante todos os dias de romaria, aproximadamente 200 mil pessoas, de várias partes do país; e para garantir a segurança de todos, foram utilizados viaturas, armamentos e equipamentos, além do apoio operacional das equipes especializadas do Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE), Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED) e do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer).

Balanço

Durante os 12 dias do evento, aproximadamente 1.582 pessoas foram abordadas; 22 eventos policiados; sendo realizadas 22 blitz de trânsito, com 481 veículos abordados; e  20 prisões relacionadas a pequenos furtos, posse de drogas e conduções para averiguações.

Para o Comandante-Geral da Polícia Militar do Tocantins, Coronel PM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça,  todos os policiais militares envolvidos no policiamento cumpriram bem o seu dever de manter a paz e a segurança dos participantes nas Romarias do Senhor do Bonfim. “O sucesso da operação resultou do empenho dos nossos militares, que trabalharam com afinco e pela união das Forças de Segurança. Tivemos apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Detran”, afirmou o comandante.

O reitor do Santuário Diocesano do Senhor do Bonfim, Padre Leomar Sousa da Silva, celebrou o resultado positivo da Romaria 2024. “A romaria foi um sucesso. Alcançamos o nosso objetivo de celebrar a fé com o povo de Deus. Eu quero deixar aqui registrado o meu agradecimento a toda corporação da Polícia Militar, que trabalhou conosco aqui no santuário do Senhor do Bonfim”,  disse o reitor.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA