A quarta edição do livro de contos do escritor Pedro Albeirice, “Histórias do Tocantins e Outras Mais”, primorosamente preparada pela Editora Veloso, de Gurupi, será lançada na cidade tocantinense de Pau d’Arco, na quarta-feira, dia 19, a partir das 19 horas. A noite de autógrafos acontece no Colégio Estadual Ulisses Guimarães, sendo que o lançamento naquela cidade, faz parte de um projeto pessoal de Albeirice, de descentralizar as promoções culturais dos maiores centros urbanos do Estado.
O autor explica que Palmas, Gurupi e Araguaína, onde ele reside merecem toda sua atenção, no entanto, argumenta que essas três cidades já possuem alguns eventos de peso. O que não ocorre com boa parte dos municípios tocantinenses que, raramente, recebem um lançamento de livro. Daí surgiu o desejo do escritor de descentralização para os eventos literários.
Albeirice aproveitou para agradecer a atenção recebida por parte da gestora do colégio, Deuzinete Marques Pereira Almeida e sua equipe, pessoas, segundo ele, muito interessadas na difusão da leitura.
Homenagens
Na capa da obra foi estampada uma fotografia aérea daquela cidade balneária do nosso Estado. O Colégio Estadual Ulisses Guimarães é homenageado com publicação de foto na contracapa e, no livro, há a presença de fotos de alunos e da equipe dirigente e pedagógica do estabelecimento, além de um breve histórico.
Com vistas a prestigiar seus colegas de profissão, as orelhas, prefácio e posfácio do livro também foram preparados por professores daquele colégio, bem como, três frases alusivas à Educação, estampadas na contracapa.
Recomendações
Para o professor da UFT e doutor em Literatura pela Universidade Federal Fluminense, José Manoel Sanches da Cruz Ribeiro, o status de narrador memorialista, assumido nas treze narrativas que compõem a obra de Pedro Albeirice, faz do passado um instrumento eficaz de compreensão do presente histórico e social. Já o escritor e professor Francisco Concesso, da Academia Tocantinense de Letras, faz questão de convidar os leitores a acompanhar Albeirice numa viagem pelo Tocantins, “com muita poeira, sucuri, chuva, arraia, piranha, bacaba, pequi, chambarí e as indiazinhas vendendo artesanato”, garante.
Trajetória
“Histórias do Tocantins e Outras Mais” é a coleção de 13 contos especialmente escolhidos pelo autor, quem em sua maioria, receberam menções honrosas ou são objeto de prêmios de publicação. Há contos que receberam menção no Brasil, Argentina e Portugal.
Em uma de suas produções literárias o autor se enveredou pelo espanhol, com vistas a incentivar o estudo desta língua, na qual é mestre, tendo publicado, também pela Editora Veloso, em 2015, o livro que ele escreveu originalmente na língua de Cervantes, chamado “La literatura infantojuvenil brasileña traducida al español”.