logo

Pedro Albeirice leva lançamento literário à cidade tocantinense de Pau D’Arco

A quarta edição do livro de contos do escritor Pedro Albeirice, “Histórias do Tocantins e Outras Mais”,  primorosamente preparada pela Editora Veloso, de Gurupi, será  lançada na cidade tocantinense de Pau d’Arco, na quarta-feira, dia 19, a partir  das 19 horas. A noite de autógrafos acontece no Colégio Estadual Ulisses Guimarães, sendo que o lançamento naquela cidade, faz parte de um projeto pessoal de Albeirice, de descentralizar as promoções culturais dos maiores centros urbanos do Estado.

O autor explica que Palmas, Gurupi e Araguaína, onde ele reside merecem toda sua atenção, no entanto, argumenta que essas três  cidades já possuem alguns eventos de peso.  O que não ocorre com boa parte dos municípios tocantinenses que, raramente, recebem um lançamento de livro. Daí surgiu o desejo do escritor de descentralização para os eventos literários.

Albeirice aproveitou para agradecer  a atenção recebida  por parte da  gestora do colégio,  Deuzinete Marques Pereira Almeida e sua equipe, pessoas, segundo ele, muito interessadas na difusão da leitura.

Homenagens

Na capa da obra foi estampada uma fotografia aérea daquela cidade balneária do nosso Estado. O Colégio Estadual Ulisses Guimarães é homenageado com publicação de foto na contracapa e, no livro, há a presença de fotos de alunos e da equipe dirigente e pedagógica do estabelecimento, além de um breve histórico.

Com vistas a prestigiar seus colegas de profissão, as orelhas, prefácio e posfácio do livro também foram preparados por professores daquele colégio, bem como,  três frases alusivas à Educação, estampadas na contracapa.

 Recomendações

Para o professor da UFT e doutor em Literatura pela Universidade Federal Fluminense, José Manoel Sanches da Cruz Ribeiro, o status de narrador memorialista, assumido nas treze narrativas que compõem a obra de Pedro Albeirice, faz do passado um instrumento eficaz de compreensão do presente histórico e social. Já o escritor e professor Francisco Concesso, da Academia Tocantinense de Letras,  faz questão de convidar os leitores  a acompanhar Albeirice numa viagem pelo Tocantins, “com muita poeira, sucuri, chuva, arraia, piranha, bacaba, pequi, chambarí e as indiazinhas vendendo artesanato”, garante.

Trajetória

“Histórias do Tocantins e Outras Mais” é a coleção de 13 contos  especialmente escolhidos pelo autor,  quem  em sua maioria, receberam menções honrosas ou são objeto de prêmios de publicação. Há contos que receberam menção no Brasil, Argentina e Portugal.

Em uma de suas produções   literárias o autor se enveredou pelo espanhol, com vistas a incentivar o estudo desta língua, na qual é mestre, tendo publicado, também pela Editora  Veloso, em 2015, o livro que ele escreveu originalmente na língua de Cervantes, chamado “La literatura infantojuvenil brasileña traducida al español”.

Jonas Amaral

Jonas Amaral - RP Nº: 911 - DRT / TO - Diretor Geral e Editor Chefe do Portal do Amaral – E-Mail: [email protected] – Tel. (63) 98471-7540 / 99975-7227 / WhatSapp: (63) 98471-7540

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.