Depois do sucesso do lançamento em Palmas, jornalista, professor e pesquisador Paulo Albuquerque apresentará à comunidade gurupiense o seu livro “Cantos em Si – identidade Tocantinense”, obra que analisa 24 letras dos artistas regionais tocantinense Braguinha Barroso, Juraíldes da Cruz, Genésio Tocantins, Lucimar, Everton dos Andes e Dorivã.
Em Gurupi, o lançamento acontecerá durante a abertura do II Simpósio Regional de Linguística, Literatura e Artes da Universidade de Gurupi, UnirG (Auditório do Campus I), com a apresentação musical de Everton dos Andes.
Paulo Albuquerque, que é professor do curso de Jornalismo da UnirG, comentou que jamais poderia deixar de lançar o livro em Gurupi, onde reside há mais de 30 anos e desenvolve diversos projetos culturais e jornalísticos. Destaca que escolheu fazer parte da programação do Simpósio por ser um evento que agrega bastante conhecimento e discutirá diversas vertentes da literatura, comunicação, artes.
A obra
O livro tenta encontrar um lugar para a música regional como elemento de constituição identitária do Tocantins, distinguindo expressões dessa cultura em letras, arranjos e melodias e associando conceitos gerais sobre identidade, cultura, comunicação, mass media, globalização e regionalidade. Acompanha o livro um CD com as 24 obras analisadas.
A obra que foi selecionada pelo Edital Promic (Programa de Incentivo à Cultura da Fundação Cultura de Palmas, será lançada no ‘Por que Café, em Palmas’, a partir das 19h do dia 29. Os artistas analisados participarão do lançamento e apresentarão as obras que integram a pesquisa. Paulo Albuquerque adianta que está sendo organizado um segundo lançamento em Gurupi.