logo

Paulo Albuquerque lança livro “Cantos em Si – identidade Tocantinense” no Simpósio Regional de Linguística da UnirG

Depois do sucesso do lançamento em Palmas, jornalista, professor e pesquisador Paulo Albuquerque apresentará à comunidade gurupiense o seu livro “Cantos em Si – identidade Tocantinense”, obra que analisa 24 letras dos artistas regionais tocantinense Braguinha Barroso, Juraíldes da Cruz, Genésio Tocantins, Lucimar, Everton dos Andes e Dorivã.

Em Gurupi, o lançamento acontecerá durante a abertura do II Simpósio Regional de Linguística, Literatura e Artes da Universidade de Gurupi, UnirG (Auditório do Campus I), com a apresentação musical de Everton dos Andes.

Paulo Albuquerque, que é professor do curso de Jornalismo da UnirG, comentou que jamais poderia deixar de lançar o livro em Gurupi, onde reside há mais de 30 anos e desenvolve diversos projetos culturais e jornalísticos. Destaca que escolheu fazer parte da programação do Simpósio  por ser um evento que agrega bastante conhecimento e discutirá diversas vertentes da literatura, comunicação, artes.

A obra

O livro tenta encontrar um lugar para a música regional como elemento de constituição identitária do Tocantins, distinguindo expressões dessa cultura em letras, arranjos e melodias e associando conceitos gerais sobre identidade, cultura, comunicação, mass media, globalização e regionalidade. Acompanha o livro um CD com as 24 obras analisadas.

A obra que foi  selecionada pelo Edital Promic (Programa de Incentivo à Cultura da Fundação Cultura de Palmas, será  lançada no ‘Por que Café, em Palmas’, a partir das 19h do dia 29. Os artistas analisados participarão do lançamento e apresentarão as obras que integram a pesquisa. Paulo Albuquerque adianta que está sendo organizado um segundo lançamento em Gurupi.

Jonas Amaral

Jonas Amaral - RP Nº: 911 - DRT / TO - Diretor Geral e Editor Chefe do Portal do Amaral – E-Mail: [email protected] – Tel. (63) 98471-7540 / 99975-7227 / WhatSapp: (63) 98471-7540

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.