A educação financeira como instrumento para promoção de qualidade de vida e para lidar com a crise foi abordada nas palestras de abertura da 7ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira que, no Tocantins, tem como tema “Educação Financeira: como lidar com a crise”. As atividades iniciaram nesta segunda-feira, 23, com um evento on-line e seguem até sexta-feira, 27.
Na abertura das atividades, a titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar, destacou que o resultado das ações de Educação Financeira é alcançado a longo prazo. “Temos feito um trabalho riquíssimo para expandir boas práticas entre os estudantes para que no futuro tenhamos uma sociedade com menos dívidas e com menos dificuldade de lidar com o dinheiro”, pontuou.
Na primeira palestra: ‘Avanços da Educação brasileira nas escolas: um panorama nacional’, conduzida pela doutora em Integração da América Latina, superintendente da Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), Claudia Márcia de Jesus Forte, foi destacada a importância da temática no ambiente escolar e dentro do ambiente doméstico.
“A Educação Financeira é primordial para a construção de uma nação mais justa e com oportunidade para todos, ou seja, a Educação Financeira é determinante na formação cidadã de cada um de nós, alunos, professores, pais e responsáveis. O Tocantins já é uma referência e, com certeza, a longo prazo, teremos resultados cada vez melhores na qualidade de vida”, apontou Claudia Forte.
A professora do curso de Economia, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Juliana Melo, abordou na palestra ‘A trajetória da Educação Financeira no Tocantins: histórico, desafios e perspectivas’, o processo de universalização da Educação Financeira nas escolas do Tocantins, destacando capítulo do livro ‘Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef) – Em busca de um Brasil melhor’, organizado pela palestrante Claudia Forte e que está disponível no site da AEF-Brasil.
Na mesma linha, a mestre em Educação com ênfase em Formação Docente e embaixadora de Educação Financeira, Alessandra de Fátima Camargo Godoi, apresentou a palestra ‘Dez anos de Educação Financeira nas escolas do Tocantins: avanços e desafios’. “Estamos construindo uma sociedade com um conhecimento cada vez mais sólido para saber lidar com os cenários diversos dentro da economia”, apontou.
A coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Jorge Amado, de Araguaína, Sandra Maria Melo apresentou o trabalho desenvolvido na unidade de ensino. “Trabalhamos com foco no desenvolvimento da consciência financeira, para que os gastos sejam feitos com planejamento e controle. Trabalhamos com a lógica do planejamento para que os sonhos possam ser realizados. Tudo isso desenvolvido de forma transversal com os objetos de conhecimento”, ressaltou.
As palestrantes chamaram a atenção, especialmente, para importância do planejamento, para que os estudantes como multiplicadores de conhecimentos possam ajudar as suas famílias a organizarem mais os seus orçamentos. Destaque para a importância de juntos aprenderem a poupar e investir.
O estado do Tocantins é referência nacional no Programa Educação Financeira, realizado há dez anos. O Estado participa deste evento desde 2014, na sua segunda edição, que totalizaram aproximadamente 600 iniciativas. Somente no ano de 2019, na 6ª edição, foram 400 iniciativas desenvolvidas pelas escolas do Tocantins, um recorde estadual e nacional no contexto da educação
Programação
Durante a semana, serão realizados os Ciclos de Boas Práticas, divididos por grupos de Diretorias Regionais de Educação, em que haverá socialização de práticas exitosas por professores. A cada dia, um grupo de DREs participa do encontro on-line que tem como pauta: Ações de sucesso do Programa Educação Financeira desenvolvidas na escola. A atividade acontece das 9h às 11h conforme o cronograma abaixo:
Dia 24/11– DREs: Araguaína, Tocantinópolis e Araguatins
Dia 25/11 – DREs: Colinas, Guaraí, Pedro Afonso e Miracema
Dia 26/11 – DREs: Palmas, Dianópolis e Paraíso
Dia 27/11 – DREs: Porto Nacional, Gurupi e Arraias
As escolas também participam com ações que envolvem os estudantes e a comunidade escolar, como palestras, relatos de experiência, rodas de conversas, debates temáticos, mensagens, podcast, vídeos, músicas, oficinas e atividades lúdicas.