Contrato para a obra estava assinado desde 2017, mas era alvo de disputa judicial. Na época, o então presidente Michel Temer chegou a visitar a cidade para a assinatura.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) assinou a ordem de serviço para o começo da construção da ponte entre Xambioá, no norte do Tocantins e São Gerando do Araguaia, no Pará. Segundo o Dnit, a previsão de entrega é para setembro de 2022 e ao todo o projeto deve custar R$ 157 milhões.
A ponte em questão foi prometida ainda em 2017, quando o então presidente da República Michel Temer visitou a região e assinou o contrato. Desde então, a licitação ficou parada por disputas judiciais que só foram resolvidas recentemente.
Quando ficar pronta, a ponte terá 1.724 metros de extensão e a expectativa é que mais de 1,5 milhão de pessoas sejam beneficiadas. A estrutura vai compôr a BR-153, que é uma das principais vias para escoar a produção agrícola do Tocantins e também de estados vizinhos. Atualmente a travessia é feita através de balsas.
Canteiro de obras da ponte em Xambioá — Foto: MInfra/DNIT