Secretaria da Educação amplia número de vagas para atender demanda apresentada por representantes dos povos indígenas
O Governo do Tocantins publicou um novo edital para o concurso da Educação, com um aumento no número de vagas, totalizando 5.242 oportunidades. Destas, 78 são para coordenador pedagógico (53) e orientador educacional (25) na educação indígena, atendendo às demandas apresentadas em audiência pública pelos representantes dos povos indígenas.
O secretário de Educação, Fábio Vaz, ressaltou que o certame leva em consideração as especificidades socioculturais de cada povo, visto que o ensino ofertado é bilíngue. Além disso, a ampliação do número de vagas visa atender os estudantes indígenas com profissionais cada vez mais qualificados, fruto de diálogo com lideranças que trouxeram suas reivindicações.
Com remuneração inicial de R$ 4.826,20, as inscrições para o concurso público seguem abertas até 10 de abril, com taxa de R$ 150 para a maioria dos candidatos e isenção para os concorrentes às vagas na educação indígena. As provas estão agendadas para o dia 11 de junho de 2023, em sete municípios tocantinenses.
As vagas abrangem 137 municípios do Estado, exceto Monte Santo e Chapada da Areia, que ainda não possuem escolas estaduais. Os cargos incluem Professor da Educação Básica – Professor Regente, Coordenador Pedagógico, Orientador Educacional, e também Professor da Educação Básica na educação indígena, com vagas para Coordenador Pedagógico e Orientador Educacional específicos para essa área.
Este é um importante passo para a valorização da educação no Estado do Tocantins, atendendo às necessidades das diferentes comunidades e buscando profissionais cada vez mais capacitados para o ensino.
Vagas
✍️ Professor da Educação Básica – Professor Regente – 4.508 vagas
✍️ Professor da Educação Básica – Coordenador Pedagógico – 249 vagas
✍️ Professor da Educação Básica – Orientador Educacional – 264 vagas
✍️ Professor da Educação Básica na educação indígena – 143 vagas
✍️ Professor da Educação Básica – Coordenador Pedagógico na educação indígena – 53 vagas
✍️ Professor da Educação Básica – Orientador Educacional na educação indígena – 25 vagas