No Dia Mundial da Água, Governo do Tocantins apresenta projetos no 8º Fórum Mundial da Água

logo

Conecte conosco

No Dia Mundial da Água, Governo do Tocantins apresenta projetos no 8º Fórum Mundial da Água

Para um público de alto nível e voltado exclusivamente para debater as soluções e demandas dos recursos hídricos do planeta, o Governo do Tocantins apresentou dois de seus projetos ambientais: o Projeto Barraginhas, que atende a Agenda 2030 que engloba um conjunto de programas, ações e diretrizes que orientarão os trabalhos das Nações Unidas e de seus países membros rumo ao desenvolvimento sustentável, além do Projeto Olho D’Água, que tem como foco a recuperação de nascentes.

A explanação ocorreu na tarde desta quinta-feira, 22, durante o 8º Fórum Mundial da Água, que ocorre em Brasília, e foi proferida pelo diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Aldo Azevedo.

Durante a palestra, o diretor mostrou um breve resumo do Projeto Barraginhas, que foi iniciado em abril de 2016 e construiu 3.564 pequenas bacias concebidas para possibilitar que a água da chuva fique retida e não acarrete em erosão, além de permitir que a água aprisionada penetre no solo, revitalizando o lençol freático, rios e córregos. O Projeto Olho D’Água, ação realizada para a recuperação de 200 nascentes em quatro bacas hidrográficas do Tocantins, foi o segundo case exposto.

Para o diretor Aldo Azevedo, é um orgulho representar o Estado do Tocantins em um evento mundial, por meio de realizações consideradas tecnicamente de excelência. “O espaço concedido é uma demonstração do compromisso que o Governo tem com os recursos naturais do estado.

É uma janela que se abriu para o mundo, já que fazemos parte de um Brasil com uma diversidade ecológica imensa e regionalmente comprovamos que estamos alinhados nacionalmente e agora mundialmente com a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente” afirmou.

Outro ponto específico para o diretor é que o intercâmbio de ideias e práticas melhora ainda mais a visão técnica. “Podemos acelarar ações, eliminando erros e garantir o aproveitamento de 100% dos recursos financeiros, assegurando assim uma gestão de maior qualidade”, afirmou.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA