Parceria entre municípios transforma a vida de dezenas de pacientes que recuperaram a visão graças a um mutirão de cirurgias realizado em Dueré
A emoção de enxergar com nitidez voltou a brilhar nos olhos de 80 pacientes de Formoso do Araguaia, contemplados com cirurgias de catarata que acontece entre os dias 29 e 31 de outubro, em Dueré. A ação foi resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Formoso do Araguaia e a Secretaria Municipal de Saúde, que trabalharam incansavelmente para oferecer a esses cidadãos uma nova chance de ver o mundo com clareza.
Para além do tratamento médico, a iniciativa trouxe esperança e dignidade a pessoas que agora podem redescobrir a beleza da vida sem a névoa da catarata, uma condição que, muitas vezes, limita as atividades diárias e afeta profundamente a autoestima.
Recepção calorosa e união de esforços
A acolhida em Dueré foi um ponto marcante na experiência dos pacientes. O prefeito de Dueré, Valdeni Carvalho, e o secretário de Saúde, Divino Reis, participaram pessoalmente da recepção aos pacientes de Formoso, demonstrando que a cooperação entre municípios é essencial para promover o bem-estar de suas populações. Em cada gesto de apoio e cuidado, ficou claro o compromisso com a saúde e a qualidade de vida dos tocantinenses.
Um ato de amor e compromisso com a comunidade
O mutirão de cirurgias, mais do que um serviço de saúde, tornou-se um símbolo de solidariedade e amor ao próximo. “É uma iniciativa que reafirma os laços entre nossas comunidades e evidencia o impacto positivo de ações conjuntas”, afirmou o prefeito de Formoso do Araguaia, Israel Kawê. A secretária de Saúde, Rafaella de Paula, também destacou o papel do Consórcio para o Desenvolvimento das Regiões Sul e Centro-Oeste (CODER), agradecendo a iniciativa do Consórcio.
Parceria e investimentos para um Tocantins mais saudável
A iniciativa faz parte da segunda etapa do projeto de cirurgias eletivas do CODER, que, até o momento, realizou cerca de 150 cirurgias para o tratamento de catarata e pterígio, beneficiando pacientes de Formoso do Araguaia, Aliança do Tocantins, Crixás, Dueré e Santa Rita. A ação é fruto de uma parceria entre o Consórcio e o Instituto IDESP, viabilizada por recursos de emenda parlamentar do senador Eduardo Gomes, no valor de 3 milhões de reais.