Pais, professores e estudantes da Escola Municipal Henrique Talone, de Palmas, têm compromisso marcado com o Ministério Público do Tocantins (MPTO) nesta quarta-feira, 14, às 17h30. O motivo é prevenir e combater a violência em ambiente escolar.
A roda de conversa será conduzida pelos promotores de Justiça das áreas da Educação e da Infância e Juventude na Capital, Benedicto Guedes e André Ricardo Carvalho. Também conta com representantes da Secretaria Municipal de Educação.
A iniciativa faz parte do projeto do MPTO intitulado “Combate à Violência e Promoção da Cultura da Paz nas Escolas”, voltado à criação de um Comitê Gestor Estadual formado por diversos órgãos responsáveis por monitorar, avaliar e compilar dados sobre o tema em questão.
Com o projeto, o MPTO também pretende realizar ações pontuais nas escolas que passaram por qualquer situação de violência, trabalhando a mediação de conflitos em ambiente escolar. Segundo os promotores, ações deste tipo estão sendo realizadas à medida que as denúncias pontuais de cada escola chegam às Promotorias.
Nesta primeira etapa do projeto, ele acontece apenas em Palmas, mas o foco é avaliar e aprimorar as ações do MPTO neste sentido e depois disponibilizar às demais promotorias de justiça no interior do Tocantins.