Iniciativa visa conscientizar o eleitor tocantinense e se expande para outros estados
A partir desta quinta-feira, 1º de agosto, mensagens incentivando um voto consciente e a participação ativa dos cidadãos nas eleições municipais de 2024 farão parte do cotidiano dos tocantinenses. A campanha publicitária “Ministério Público Presente por um Voto Consciente”, promovida pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), será veiculada na televisão, rádio, sites de notícias e redes sociais, alcançando todas as localidades do estado.
Objetivo da Campanha
A campanha foi idealizada com o propósito de educar os cidadãos sobre práticas proibidas durante o período eleitoral e incentivá-los a denunciar irregularidades ao Ministério Público, que é responsável por fiscalizar a legalidade de todo o processo eleitoral. O procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, destacou a importância da imprensa nessa iniciativa: “O Ministério Público é muito grato pela contribuição da imprensa, que é uma das nossas parceiras mais constantes e mais importantes”.
Período de Ação
Contando com dezenas de peças publicitárias planejadas para cada etapa da campanha eleitoral, a ação se estenderá até o dia da votação. O trabalho foi desenvolvido pela Assessoria de Comunicação e pelo Grupo de Trabalho para o Apoio ao Exercício da Função Eleitoral (GT-Eleitoral) do MPTO.
Amplitude Nacional
Devido à adesão de 26 unidades do Ministério Público em outros estados, a campanha ganhou caráter nacional. No evento de lançamento em Palmas, o corregedor nacional do Ministério Público, Ângelo Fabiano Farias, destacou a relevância da iniciativa: “Esta campanha é fundamental para a conscientização da população e para a defesa da cidadania”.
Avaliações e Presenças
Durante o evento de lançamento, Denise Soares Dias, chefe da Assessoria de Comunicação do MPTO, expressou a esperança de que a campanha promova a conscientização dos cidadãos sobre a importância do voto consciente e da participação ativa na construção de uma sociedade mais justa e democrática. Entre os presentes no evento, estavam autoridades como o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Jonas Demostene Ramos; o coordenador do GT-Eleitoral, Saulo da Costa Vinhal; e a presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins (Sindjor), Alessandra Bacelar.