As ações executadas pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) na área de hídrica do Tocantins foram incrementadas com a cessão de uso de quatro máquinas fotográficas e quatro tablets, que serão utilizados pelos técnicos do órgão ambiental em campo. Os dispositivos, entregues nesta quarta-feira, 2, foram adquiridos pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), por meio do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas, realizado pela Agência Nacional de Águas (ANA).
“A demanda do Naturatins é grande e o Tocantins possui um território extenso. A nossa missão é aparelhar para assegurar um trabalho de qualidade realizado pelos técnicos do Instituto”, afirmou o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Leonardo Cintra.
Os itens cedidos fazem parte de um pacote já repassado pela Semarh, que inclui 22 computadores, dois notebooks, um scanner e uma caminhonete. Segundo o secretário, ainda falta a aquisição de cinco aparelhos GPS (Sistema de Posicionamento Global). Ao todo, foram investidos, até o momento, cerca de R$ 100 mil para reforçar a autarquia ambiental.
A estruturação do setor hídrico do Naturatins faz parte do cumprimento de metas do Progestão, com a ANA. O diretor de Planejamento e Gestão Hídrica da pasta, Aldo Azevedo, explicou que as metas a serem implantadas pelo Instituto são estabelecer o Cadastro Nacional de Usuários de Recursos Hídricos (CNARH), realizar a fomentação do Cadastro de águas subterrâneas, além da segurança de barragens e da outorga de água.
Durante a assinatura do Termo de Cessão, o presidente do Naturatins, Jorge Kleber Neiva Brito, ressaltou que o aparelhamento é essencial para o cumprimento das metas que serão realizadas com mais agilidade e eficiência.
A reunião contou ainda com a presença do subsecretário da Semarh, Rubens Brito, e da gerente de Recursos Hídricos do Naturatins, Vanessa Sardinha.
Progestão
O Progestão é um programa de incentivo financeiro aos sistemas estaduais para aplicação exclusiva em ações de fortalecimento institucional e de gerenciamento de recursos hídricos, mediante o alcance de metas definidas.
O Tocantins aderiu ao Progestão via Decreto nº 4.915, de 22 de outubro de 2013, o qual definiu como entidade coordenadora do Programa no Estado a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.