Tragédia abala a comunidade médica durante congresso internacional de ortopedia
Três médicos de São Paulo foram brutalmente assassinados na madrugada desta quinta-feira no Rio de Janeiro, enquanto participavam de um congresso internacional de ortopedia. Um quarto médico também foi baleado no ataque. O Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) emitiu uma nota de consternação em resposta à tragédia.
O Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP expressou seu pesar pelo falecimento dos médicos Marcos de Andrade Corsato, Diego Ralf Bomfim e Perseu Ribeiro Almeida. Corsato era médico assistente do grupo de Tornozelo e Pé da instituição, enquanto Bomfim e Almeida foram ex-residentes do Instituto. O IOT-HCFMUSP estendeu condolências às famílias e amigos das vítimas.
Os médicos estavam na cidade para participar do 6º Congresso Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva do Pé e Tornozelo, que começou nesta quinta-feira. No início da madrugada, eles estavam em um quiosque próximo ao Hotel Windsor, na Avenida Lúcio Costa, quando um carro branco parou e três homens armados abriram fogo à queima-roupa.
Os criminosos efetuaram pelo menos 20 disparos, e um deles voltou para atirar novamente em um dos médicos que tentava se abrigar atrás do quiosque. A Polícia Civil do Rio de Janeiro acredita que o ataque foi uma execução, uma vez que nada foi roubado, e os criminosos chegaram atirando.
As vítimas do ataque foram identificadas como:
Daniel Sonnewend Proença, 32 anos, especialista em cirurgia ortopédica, que foi levado com vida para o Hospital Municipal Lourenço Jorge com pelo menos três tiros;
Diego Ralf Bomfim, 35 anos, especialista em reconstrução óssea, irmão da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL), que faleceu no Hospital Lourenço Jorge;
Marcos de Andrade Corsato, 62 anos, médico assistente do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, que morreu na hora;
Perseu Ribeiro Almeida, 33 anos, especialista em cirurgia do pé e tornozelo, que faleceu na hora, tendo comemorado seu aniversário na terça-feira anterior.
Agentes do 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes) realizaram buscas na região, mas até o momento, nenhum suspeito foi detido. A comunidade médica e a sociedade em geral estão chocadas com essa tragédia que abalou o país, enquanto as investigações continuam para esclarecer o motivo por trás deste ataque brutal.