Mais de 30% candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deixaram de fazer a segunda prova no Tocantins. A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Inep não divulgou a quantidade de participantes que faltaram, mas disse que o número representa 30,7% de abstenções.
No Tocantins, 54.390 candidatos se inscreveram para o Enem esse ano. O número de ausentes foi maior do que o da primeira prova. No domingo passado, primeiro dia de aplicação das provas do Enem, 13.706 candidatos não compareceram aos locais de prova.
Dessa vez não houve problema com a aplicação das provas. O Inep lembrou que os participantes afetados pela interrupção de energia elétrica no último domingo em Porto Nacional terão direito à reaplicação das provas de Linguagens, Redação e Ciências Humanas nos dias 11 e 12 de dezembro desse ano.
Nesse domingo os candidatos tiveram 5 horas para resolver 45 questões de ciências da natureza, e outras 45 perguntas de matemática. Dependendo do resultado os alunos podem entrar em faculdades públicas e particulares através de bolsas de estudos.