Completando nesse mês de maio 11 anos de existência em Gurupi, as voluntárias da Liga Feminina receberam homenagem da Câmara de Gurupi.
A Moção de Aplausos de autoria dos vereadores André Caixeta (PSB), César da Farmácia (DEM) e Claudio do Trevo (PSB), foi entregue durante a sessão ordinária desta terça-feira, 23, presidida pelo vereador Zezinho da Lafiche (PROS).
Os parlamentares ressaltaram a dedicação da liga no trabalho voluntário realizado no município. ” A liga oferece aquilo que o familiar ou pessoa com câncer mais precisa ao ter que enfrentar essa doença, que é o apoio, o carinho, os serviços de saúde oferecidos pelos voluntários, esse belíssimo trabalho precisa ser visto e reconhecido por todos nós”, comentou o vereador André Caixeta.
São cerca de 80 atendimentos mensais de exames de prevenção, coleta de citologia, prestados a comunidade, além do acompanhamento de 50 famílias de pacientes com diagnóstico de câncer, oferecendo serviços de atendimento médico, psicólogos, psiquiatras, assistente social, cestas básicas, auxílio a viagens, pagamentos de medicamentos dentre outros.
“Esse reconhecimento mostra que no decorrer desses 11 anos, foi realizado um trabalho sólido, sério e com compromisso muito grande com a comunidade, o trabalho voluntário não é fácil, por isso ficamos felizes em sermos reconhecidas no município”, ressaltou a presidente da Liga, Clézia Sena.
Ivanilson Marinho (PMDB) apresentou Projetos de Leis (PL) 026/2017 e 027/2017 para que Associação dos Servidores Administrativos da Fundação UnirG (Asaunirg)e Associação dos Professores Universitários de Gurupi (Apug) sejam declaradas de Utilidade Pública, facilitando assim o processo de doação de área para construção das sedes das duas associações.
O vereador Sargento Jenilson (PRTB) solicitou por meio de requerimento verbal a retirada provisória do PL 008/2017 , de autoria do executivo, que trata sobre a Lei de Diretrizes Orçamentária de 2018. “Segundo o parlamentar o pedido se dá ‘‘ em virtude da necessidade de, atendendo à Lei Orgânica Municipal, primeiro ser apresentado e aprovado o Plano Plurianual (PPA)”.
Foi aprovado por unanimidade o PL 015/2017 de autoria do vereador César da Farmácia, que institui o Dia Municipal de Conscientização da Violência Contra Pessoas Idosas. O PL foi apresentado em plenário, no início de abril passado, e após receber parecer favorável das comissões, foi votado.