Junho Ambiental - Judiciário do Tocantins inicia mês com série de ações voltadas à sustentabilidade e responsabilidade social

logo

Conecte conosco

Junho Ambiental – Judiciário do Tocantins inicia mês com série de ações voltadas à sustentabilidade e responsabilidade social

Reafirmando seu compromisso com as práticas socioambientais previstas no Plano de Logística Sustentável (PLS), o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) inicia o mês do meio ambiente com uma série de ações voltadas à sustentabilidade, por meio do projeto “Junho Ambiental”. A programação, que segue até o dia 30, começa nesta quinta-feira (1º/6), com as atividades do projeto “Alvorada Sustentável”, na Comarca de Alvorada, no Sul do Estado, onde os trabalhos se estenderão até sexta (2/6).

Ainda nesta quinta-feira, dentro da programação do “Junho Ambiental”, será veiculado o Podcast “Sustentabilidade na Prática”, abordando as ações socioambientais praticadas pelo TJTO, por meio do PLS/PJTO (Confira vídeo abaixo).

A presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário (PLS/PJTO), desembargadora Ângela Prudente, que também é vice-presidente do TJTO, reforça que o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, será celebrado por todo o Poder Judiciário ao longo do mês. “Trata-se de um momento especial para reforçarmos nosso compromisso com a preservação do meio ambiente e promovermos uma consciência coletiva em prol da sustentabilidade”, destaca.

“As atividades do Junho Ambiental foram pensadas visando ao engajamento de todos os servidores, magistrados e colaboradores, pois, unidos, podemos fortalecer a responsabilidade social e ambiental, demonstrando que o Poder Judiciário também se preocupa com a proteção do meio ambiente e o bem-estar das gerações presentes e futuras”, ressalta a desembargadora.

Agenda Ambiental

Na agenda do Junho Ambiental ainda estão previstos encontros, feira ecosolidária, feira de orgânicos e agroecológicos, workshop de prevenção e enfrentamento ao assédio, Seminário de Gestão Socioambiental e Drive-Thru da Coleta Seletiva Solidária (Veja programação abaixo), e durante todo o mês de junho o prédio do Tribunal de Justiça do Tocantins ficará iluminado na cor verde, em referência ao Dia do Meio Ambiente.

Capacitar e sensibilizar

O Projeto “Junho Ambiental” tem o objetivo de capacitar e sensibilizar magistrados, servidores, estagiários, voluntários e sociedade em geral sobre os temas e indicadores tratados no Plano de Logística Sustentável e na Resolução CNJ 400/2021, tais como sustentabilidade, recursos administrativos, acessibilidade e inclusão, responsabilidade social, qualidade de vida, dentre outros. A programação será desenvolvida por meio da Coordenadoria de Gestão Socioambiental e de Responsabilidade Social (Cogersa), em parceria com os demais setores.

Alvorada Sustentável

As atividades do Projeto “Alvorada Sustentável” fazem parte do Programa de Coleta Seletiva Solidária, implantado na comarca em 2021, e tem como objetivo cumprir os termos da Resolução CNJ 400/2021 e do Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça do Tocantins.

Na programação desta quinta-feira (1º) estão previstas palestras educativas sobre gestão de resíduos com abordagem sobre o descarte correto, no Colégio Militar Adjúlio Balthazar e nas escolas municipais Geraldo Oliveira Costa e Filomena Rocha Soares; e ações de reflorestamento nas nascentes do Parque do Bosque e Lagoa da Ema, onde também haverá limpeza na orla.

Na sexta-feira (2), ocorrerá ação do “Drive-thru da Coleta Seletiva”, no Fórum de Alvorada, em comemoração ao Dia Nacional da Educação Ambiental, celebrado em 3 de junho.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA