Jornada de ideação mobilizou estudantes de Ciências Agrárias no Tocantins

logo

Conecte conosco

Jornada de ideação mobilizou estudantes de Ciências Agrárias no Tocantins

De camisa amarela, os vencedores, que são estudantes em Lagoa da Confusão Parceria entre IFTO e Embrapa viabilizou a geração e a apresentação de propostas

Capacitar piscicultores familiares sobre reprodução, criação e uso de um inseto como suplementação alimentar de peixes. Foi essa ideia de alunos de Engenharia Agronômica do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), campus de Lagoa da Confusão, que venceu o Desafio de Ideias – Ideathon Agro IFTO.

A jornada de ideação aconteceu durante a Agrotins 2024, em Palmas, e o resultado saiu na sexta-feira, 17 de maio. Como premiação, cada membro da equipe EcoTech vai ganhar uma inscrição para o 34º Congresso Nacional de Milho e Sorgo, marcado para 09 a 12 de setembro também na capital Palmas.

De acordo com Stefan de Oliveira Rosa, diretor de Inovação e Empreendedorismo do IFTO, a iniciativa “tem como objetivo promover a inovação tecnológica, o empreendedorismo e o fortalecimento da identidade institucional, por meio da popularização da cultura do empreendedorismo inovador à comunidade interna e externa ao IFTO”. 

Nesta segunda edição, o tema escolhido foi “Os desafios da agricultura familiar para a produção bioeconômica no contexto da cadeia produtiva da pesca e da aquicultura”. O público prioritário foram os estudantes de graduação da área de Ciências Agrárias, tanto de cursos presenciais como a distância.

Stefan explica que “o Ideathon Agro é um espaço destinado à competição de caráter educacional voltado ao empreendedorismo e à inovação tecnológica, por meio da ideação e da validação de propostas de soluções inovadoras para problemas do mundo real, por estudantes de cursos superiores”. 

Ele acredita que a iniciativa “contribui diretamente para a formação empreendedora dos participantes, possibilitando sua integração com os demais atores do ecossistema local de inovação”.

Dezenas de equipes e centenas de estudantes – Ao todo, foram 23 equipes, com mais de 250 participantes. Além da EcoTech (do campus de Lagoa da Confusão), que venceu a jornada de ideação, as equipes InovaAqua (do campus de Pedro Afonso) e Defensiva (também do campus de Lagoa da Confusão) ficaram em segundo e em terceiro lugares, respectivamente.

O chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pesca e Aquicultura, Roberto Valladão, elogiou a iniciativa: “eles tiveram todo um suporte do Sebrae, foram capacitados, são alunos do estado todo. O momento que a Embrapa participou foi o julgamento final; mas eles ficaram dois dias trabalhando na proposta, rodando a feira, pesquisando possíveis soluções, trabalhando na ideia. Eles ficaram muito envolvidos. É muito válido mesmo”.

A Embrapa Pesca e Aquicultura foi parceria do IFTO na realização do Ideathon Agro. Como um dos próximos passos, de acordo com Roberto, “a gente quer conversar com a equipe vencedora para tentar transformar a ideia num projeto junto com todo o apoio que o IFTO já dá na parte de inovação e de incubação, que é muito importante também”.

E quem explica a ideia campeã da jornada de ideação é Andressa Gomes: “nossa proposta é capacitar os produtores de peixes da agricultura familiar com a reprodução, a criação e a utilização do inseto Tenébrio Molitor, também conhecido como larva-da-farinha. Isso consiste em ensinar técnicas nos cuidados com os ovos na fase de reprodução, ambiente adequado e alimentação correta na fase de criação e utilizar o inseto como forma de suplementação alimentar para os peixes”.

A equipe vê potencial na ideia. Segundo Andressa, “iremos montar um experimento de nosso projeto em nosso campus e, após resultados, vamos oferecer nossos serviços aos possíveis clientes”. A EcoTech, equipe vencedora do Ideathon Agro , é formada por estudantes do terceiro, do quinto e do sétimo períodos, somando nove integrantes.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA