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Instituto Presbiteriano Araguaia promove ação de grande impacto com seus alunos em construção de tabela periódica

Com uma diversidade de ações positivas do Projeto Político Pedagógico (PPP), desenvolvidas pelo Instituto Presbiteriano Araguaia, mais uma vez o Instituto é manchete de destaque positivo por causa de  suas ações.

Ainda no auge da comemoração por parte da direção, coordenadores, orientação, professores, demais servidores e alunos em geral pelo bom desempenho e conquista da 3ª colocação no IDEB da regional de Gurupi para o Ensino Fundamental II e a 2ª posição para o ensino médio a nível estado, O Instituto realiza mais uma ação de grande relevância e reconhecimento.

Desta vez por desenvolver uma ação de Química com o objetivo de trabalhar o conteúdo de forma teórica prática dinâmica com o tema: “A Evolução da Tabela Periódica”, com as orientações do professor José Antonio Pereira onde foi desenvolvido oficinas em que os alunos da 1ª série do Ensino Médio construíram uma tabela periódica com o intuito de ter um melhor entendimento e compreensão do conteúdo, aliando a prática à teoria , bem como desenvolvendo várias habilidades e competências através de aulas mais dinâmicas e interativas.

O professor de química da escola, José Antônio, disse que o objetivo foi mostrar para os alunos e a comunidade como funciona a tabela periódica. “Falar de química sem construir algo, é difícil. Construindo algo fica mais fácil o aprendizado. Usamos material que iria para o lixo”, disse o professor. Foram usados pedaços de madeira e outros materiais que poderiam ser jogados na natureza.

O professor ressalta ainda que um projeto desse é uma forma de envolver os alunos com a disciplina. “Os próprios alunos acabam interagindo entre eles mesmso e buscando mais conhecimento através da pesquisa científica”, pontuou.

O estudante ,Gustavo de Souza Figueira Guedes do primeiro ano diz que desenvolver o projeto foi importante para levar a informação aos colegas da escola e a comunidade. “Construir a tabela foi um grande aprendizado, foi muito gratificante ver que a comunidade está envolvida e que o trabalho deu certo”, disse. Weverton da Silva Nunes, aluno do primeiro ano, disse que gostou de descobrir como os elementos químicos podem ser construtivos e/ou destrutivos. “Nós estudamos como os elementos podem ser utilizados para o bem e para o mau. As bombas atômicas são um exemplo de como os elementos pode ser destrutivo”, afirmou.

O professor Franklin, assessor de currículo de ciências e natureza da Diretoria Regional de Ensino (DRE), diz que com o trabalho feito dessa forma, os alunos demonstram que a química pode ser vista de uma forma diferente utilizando as ações educativas. “Esse primeiro contato é importante e a forma de assimilar a disciplina também”, pontuou.

O professor José Antônio (JP como é conhecido) completou falando sobre a nota da escola no IDEB índice de desempenho da Educação Básica. “O segundo lugar do IDEB demostra que ações como esta, contribuem para que a escola  tenha alcançado essa colocação neste índice no Estado  do Tocantins , pois fortalece a relação entre professores e alunos e desenvolve habilidades importantes nos estudantes. É  por isso que o Instituto Presbiteriano Araguaia alcançou essa colocação,” finalizou.

“O projeto de construção da tabela periódica em 3D incentiva os alunos a interagir com o conteúdo de maneira com que se envolva e adquira um conhecimento mais profundo sobre o assunto, parabenizamos a todos os alunos pela excelente trabalho e também ao professor JP que dia pode ter incentivado os nossos alunos a se destacarem como protagonistas da sua história”, comentou a diretora Adriana Beatriz Martins Lemes.

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