Governador Wanderlei Barbosa e secretário Fábio Vaz participaram da aula inaugural no Colégio Estadual Olavo Bilac, em Itaguatins
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou, nesta segunda-feira, 29, a abertura do ano letivo de 2024 da rede estadual de educação com a cerimônia de inauguração das novas instalações do Colégio Estadual Olavo Bilac, em Itaguatins. A obra é mais uma ação do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE).
Para a construção da unidade escolar padrão com oito salas de aula, construção de guarita, de quadra coberta, de casa de bombas, central de gás liquefeito de petróleo (GLP), implantação de Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico (PPCIP) e paisagismo foi investido um total de R$ 3.232.838,87.
O Governador Wanderlei Barbosa enfatizou os investimentos contínuos da gestão na área da educação. “É com grande alegria que inauguro uma escola como esta, que certamente fará diferença na vida da comunidade. Estamos comprometidos em direcionar ainda mais recursos para garantir ambientes propícios ao aprendizado dos estudantes tocantinenses. Desejo um ano letivo repleto de sucesso para os mais de 130 mil alunos da rede estadual”.
Durante o evento, o secretário de Estado da Educação, professor Fábio Vaz, ressaltou os investimentos que a gestão tem aplicado para fomentar a educação tocantinense e fortalecer o protagonismo dos estudantes. “Para que o ensino público no Tocantins seja um exemplo, estamos comprometidos em investir na formação e valorização dos profissionais da educação. Neste ano, direcionaremos ainda mais recursos para aprimorar a infraestrutura de nossas escolas, implementar tecnologias e disponibilizar materiais didáticos que assegurem ambientes de aprendizagem adequados, proporcionando um ensino de qualidade para os estudantes da rede estadual”, frisou.
Sonho realizado
Para o diretor da unidade, professor Celso José Paulino, é uma alegria ver a realização deste sonho, que teve início em 2009 e foi paralisado em várias gestões e vários momentos. “Agora tivemos o olhar carinhoso do governador Wanderlei e do secretário Fábio Vaz, e este sonho está se realizando, a escola de tempo integral, o prédio novo, uma estrutura maravilhosa que foi entregue para a nossa comunidade. Não tenho dúvidas que vamos começar um novo tempo na educação na cidade de Itaguatins”.
O servidor Antônio Lisboa Ramos Sales trabalha na unidade desde 1989 e disse que a inauguração da obra é um momento histórico e maravilhoso para toda a comunidade escolar do Olavo Bilac. “Sonhamos com uma estrutura como esta para receber nossos alunos e, graças ao nosso Governador, temos esse novo colégio, uma escola padrão. Estamos satisfeitos pelo trabalho que ele vem fazendo na cidade de Itaguatins e no Estado”, elogiou.
Ensino de tempo integral
A estudante Laura Marinho, 16 anos, disse que está entusiasmada para cursar a 3ª série do Ensino Médio de forma integral. “Será muito importante e uma experiência incrível, é a primeira escola de tempo integral da cidade, e sei que vou poder adquirir mais conhecimento. Para mim é uma alegria muito grande receber esta nova escola”.
Animada, a estudante da 2ª série do Ensino Médio, Evelyn Pereira, disse estar muito feliz pela nova escola e ansiosa para utilizar os laboratórios de ciências e ficar o dia inteiro com os colegas. “Agora podemos ficar juntos por ser integral, antes nossa escola só tinha um período”.
Já o presidente do grêmio estudantil, João Carlos, agradeceu ao governo do Estado por oferecer à comunidade de Itaguatins uma escola totalmente climatizada, com laboratórios de ciências e professores qualificados que vão fortalecer o ensino aprendizagem.
Retorno às aulas
Nesta segunda-feira, o retorno foi para os estudantes do ensino regular que terão até sexta-feira, 2 de fevereiro, a Semana de reconexão, com o objetivo de fortalecer os vínculos da comunidade escolar e os propósitos da aprendizagem. Na próxima semana, de 5 a 9, será realizada a Jornada Socioemocional nas Escolas, desenvolvendo competências em busca de uma escola integral do ser humano.
Já nas escolas do campo, quilombolas, Escolas Famílias Agrícolas (EFAs), internatos, indígenas e a Escola Bilíngue de Surdos, o início das atividades será no dia 5 de fevereiro. E no dia 15, retornam as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs).