Durante o ano de 2022, a Ouvidoria do Ministério Público do Tocantins (MPTO) recebeu quase quatro mil manifestações, entre elas, reclamações, sugestões, pedidos de informação, críticas, elogios e representações.
A maior quantidade de representações está relacionada a condutas praticadas por agentes públicos na administração pública, com 1.322 recebimentos. Essa é uma manifestação recorrente na Ouvidoria do MPTO nos últimos anos.
As violações a direitos das áreas de saúde, educação, meio ambiente e eleitoral aparecem na sequência de assuntos mais frequentes nas representações.
O canal de comunicação mais utilizado pela população foi o site, responsável por receber 2.726 manifestações, aproximadamente 69% das representações, seguido pelo whatsapp, com 550 manifestações. Lembrando que o whatsapp foi disponibilizado pelo MPTO em 2021 e se tornou um dos principais meios de acesso à Ouvidoria.
No mesmo ano, o MPTO também instalou a Ouvidoria da Mulher, que presta atendimento especializado às mulheres vítimas de violência.
Em 2022, foi criado o perfil de Instagram que tem link direto para os canais de comunicação da Ouvidoria. Também foi desenvolvido o aplicativo “MPTO Cidadão”, que possibilita acesso fácil, ágil e disponível 24h.
Os demais canais utilizados para manifestações foram e-mail, telefone, correspondência e atendimento presencial.