O evento, que teve o apoio do Sebrae, ressalta o extrativismo e a cultura do Tocantins
Os empreendedores participantes do I Festival do Buriti e Feira das Mulheres Agroextrativistas do Tocantins movimentaram uma economia de R$ 20.311,00 em vendas de artesanatos, alimentos e produtos regionais. O evento, que teve o apoio do Sebrae e realização da Prefeitura Municipal, Ama Cantão e Governo do Estado, ocorreu nos dias 23 e 24 de fevereiro, em Divinópolis.
Com uma média de faturamento de aproximadamente R$ 677,03 por expositor, durante esses dois dias de feira, os empreendedores tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos e histórias para os visitantes, em contrapartida, o público vivenciou traços da cultura regional.
Renata Moura, gerente do Sebrae em Paraíso do Tocantins, pontua que mesmo com os desafios que alguns feirantes enfrentaram para participar do evento, o festival é importante para ressaltar a cultura do norte, além de destacar o papel das mulheres na preservação e no uso sustentável dos recursos naturais. “Esta ação trouxe perspectivas do empreendedorismo extrativistas feminino do Estado, além de fortalecer a conservação ambiental e, ao mesmo tempo, também estimulou a importância da geração de renda através de produtos do cerrado”, completa.