Gurupi volta ao Mapa do Turismo com categoria B e oportunidades de captação de recursos

logo

Conecte conosco

Gurupi volta ao Mapa do Turismo com categoria B e oportunidades de captação de recursos

Município tocantinense foi inserido na categoria B do instrumento do governo federal

Gurupi, município localizado no sul do Tocantins, voltou a fazer parte do Mapa do Turismo, instrumento do Ministério do Turismo que reúne municípios com real vocação turística. O Mapa tem como objetivo esquematizar as potencialidades dos municípios e auxiliar na captação de recursos para o desenvolvimento do turismo local. Gurupi está inserida no turismo de negócios e, segundo a prefeita Josi Nunes, o retorno do município ao Mapa é muito importante para a realização de grandes eventos na cidade.

A secretária de Cultura e Turismo de Gurupi, Amanda Costa, explicou que para o município retornar ao Mapa e em uma categoria boa, foi realizado o mapeamento da rede hoteleira e restaurantes da cidade. Foi orientado aos empresários sobre a importância de realizar o cadastro no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), que é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico. O Cadastur proporciona aos empresários facilidades para financiamentos e quando alguém pesquisa por hotéis e restaurantes em Gurupi, as empresas cadastradas aparecem primeiro na busca.

Estar inserido no Mapa Turístico é uma oportunidade para a captação de recursos lançados pelo governo federal dentro da plataforma. Segundo a Secretária Amanda Costa, Gurupi ficou dois anos fora da plataforma por falta dessas informações, mas com o trabalho junto aos empresários, com o apoio do Sebrae, o município retornou ao Mapa e na categoria B. Atualmente, apenas 1.100 municípios do Brasil estão cadastrados no Mapa e Gurupi está apta a conseguir recursos melhores, que muitas vezes estarão disponíveis para os que estão nas categorias A e B.

Com o retorno de Gurupi ao Mapa do Turismo, o município tem a oportunidade de fortalecer ainda mais o turismo de negócios e ser um portal de entrada para outros municípios com belas riquezas naturais. A prefeita Josi Nunes destaca a importância de estar no Mapa e agradeceu o empenho da equipe da Secretaria de Cultura e Turismo, juntamente com o Sebrae, na realização desse trabalho. O retorno de Gurupi ao Mapa do Turismo é um passo importante para a valorização do turismo na cidade e para o desenvolvimento econômico do município.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA