Nos dias 10 e 11 de novembro, Gurupi vai receber a Caravana “Eletrônico não é Lixo”, que tem como objetivo mobilizar e sensibilizar a população sobre a importância do descarte correto de equipamentos e resíduos eletrônicos. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, com a ONG Programando o Futuro, o CRC Palmas e a Fundação Banco do Brasil. O ponto de coleta será no Parque Mutuca, das 09h às 18h.
A caravana conta com um ônibus interativo para explicar para a comunidade o funcionamento do projeto. Durante os dias do evento, as pessoas poderão descartar celulares, computadores, tablets, cabos, TVs, baterias e outros tipos de eletrônicos inutilizáveis. Todo o material arrecadado passará pelo processo de triagem e, dependendo do estado de cada item, será direcionado para recondicionamento e reaproveitamento, com o que ainda pode ser restaurado e doado para projetos sociais realizados pelo próprio CRC Palmas. Já os materiais que não puderem ser recuperados seguirão para reciclagem, evitando o descarte em aterros e minimizando o impacto ambiental.
Além de promover o descarte consciente, a Caravana do Lixo Eletrônico também tem impacto direto em programas sociais e iniciativas de inclusão digital. Parte dos equipamentos coletados é recondicionada e direcionada a projetos da ONG Programando o Futuro, que realiza ações de capacitação em tecnologia e inclusão digital em comunidades de baixa renda. Com isso, materiais que seriam descartados acabam se transformando em instrumentos de aprendizado, apoiando a formação de novos profissionais e incentivando o empreendedorismo.
Segundo a ONG, além do ponto de coleta no Parque Mutuca, também haverá coleta à domicílio para cidadãos que tiverem dificuldades ou não puderem levar os resíduos até o local. Basta somente entrar em contato pelo telefone: 63-99984-2096
O diretor Municipal de Meio Ambiente, Diego Rocha, destaca que a parceria com a ONG Programando o Futuro é fundamental para garantir o destino correto dos resíduos eletrônicos e evitar o descarte inadequado desses materiais, que são altamente poluentes e representam risco de contaminação do solo e do lençol freático. “Este é o segundo ano consecutivo que trazemos a Caravana ‘Eletrônico não é Lixo’ para Gurupi, e com esse trabalho conseguimos proteger o meio ambiente e conscientizar a comunidade sobre a importância da destinação correta desses materiais”, disse.
Ainda segundo Rocha, a Diretoria de Meio Ambiente já dispõe de um contêiner dedicado ao armazenamento de resíduos eletrônicos, onde, ao ser preenchido, é acionada a ONG para realizar a destinação adequada. “Agora estamos ampliando a estrutura com uma sala no Centro Administrativo Municipal para reforçar esse ponto de coleta e, com a vinda da caravana, vamos intensificar a conscientização no comércio de eletrônicos, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Gurupi (ACIG) e a ONG Programando o Futuro. A ideia é sensibilizar os empresários para a prática da logística reversa, que é uma obrigação por lei, e fortalecer as iniciativas de coleta e descarte correto dos resíduos eletrônicos em nossa cidade”, completou.
Sobre a ONG
A ONG Programando o Futuro, em parceria com a Fundação Banco do Brasil e o Ministério das Comunicações, tem o compromisso de transformar vidas por meio da inclusão digital e da coleta e reciclagem de lixo eletrônico. Através do CRC LAB Palmas, oferecemos cursos de capacitação gratuitos, coleta gratuita de lixo eletrônico, impactando positivamente a vida de milhares de pessoas.