Gurupi recebe segunda audiência pública do Plano Estadual de Resíduos Sólidos

logo

Conecte conosco

Gurupi recebe segunda audiência pública do Plano Estadual de Resíduos Sólidos

A equipe técnica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) segue para a região sul do Estado com o objetivo de realizar a segunda audiência pública para a elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS-TO). A consulta ocorre nesta quinta-feira, 20, na cidade de Gurupi, no auditório do Campus I, no Centro Universitário (Unirg), a partir das 8 horas.

Assim como ocorreu em Araguaína, sede da primeira audiência pública, será apresentada a sociedade em geral a versão preliminar do PERS-TO que contém as diretrizes para que o descarte dos rejeitos seja ambientalmente correto em todo o Estado, e propõe incentivos para a viabilização da gestão pública compartilhada dos resíduos sólidos. O evento é uma oportunidade de garantir a presença e contribuição da população para a validação do documento estadual.

____________________________________________________________

Já curtiu? Então siga o “PORTAL DO AMARAL” no Facebook e no Twitter.

____________________________________________________________

A ação inicia-se com a apresentação do PERS-TO pela empresa Ecotécnica Tecnologia e Consultoria Ltda, contratada por licitação, e que elaborou o conteúdo técnico. Além disso, os participantes poderão conhecer as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, o Panorama Estadual da Gestão de Resíduos Sólidos e os pontos focais sobre o plano para o Tocantins.
ParceirosOs questionamentos e colaborações serão realizados durante as discussões, divididas em cinco tipologias: resíduos sólidos urbanos e comerciais; resíduos sólidos agrossilvopastoris e dos resíduos de logística reversa; resíduos sólidos de saúde e de saneamento; resíduos sólidos industriais e de mineração; e resíduos sólidos da construção civil e de transportes.

Audiências
Após Gurupi, a próxima consulta será realizada no dia 25, em Palmas, no auditório da Faculdade Católica, assim finalizando o ciclo de audiências públicas sobre o tema.

Plano
O PERS-TO é uma iniciativa da Semarh, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), em cumprimento à Lei Federal n° 12.305/201, e integra o processo de mudança gradual de atitudes e hábitos na sociedade brasileira, cujo foco vai desde a geração até a disposição final dos resíduos. O PERS-TO aponta caminhos diferentes, define diretrizes, metas e orienta investimentos.
#5093 post03
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA