Visando cuidar da saúde da população e promover a conscientização quanto aos cuidados e combate ao mosquito Aedes Aegypti, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira, 29, a primeira ação do mutirão “Xô Aedes” no setor Jardim das Palmeiras, com a visita dos agentes endêmicos.
As inspeções ocorreram em casas e lotes vagos. Com o início do período de chuvas, os focos do mosquito tendem a aumentar, por isso o trabalho de conscientização da comunidade é fundamental para evitar a proliferação de doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, como dengue, zika vírus e chikungunya.
O engenheiro Ailton Moreira da Silva Filho, morador do setor Jardim das Palmeiras e que recebeu a visita dos agentes de endemias, falou sobre a importância do mutirão. “É um programa muito importante, porque vivemos em uma área endêmica principalmente de dengue. E este trabalho é uma forma de prevenir a doença”, explicou.
Em 2020 foram registrados em Gurupi, 436 casos suspeitos de dengue e 201 confirmados. Já neste ano houveram 50 notificações e 17 casos confirmados da doença.
“Toda sexta-feira de cada semana, um bairro será contemplado pelo mutirão. Durante as ações os agentes percorrerão todos os bairros, entregando sacos de lixo e orientando o morador como fazer a limpeza correta do seu quintal”, afirmou o agente de endemias, Danilo Donato.
Cronograma “Xô Aedes”
Novo Horizonte – 05/11
Trevo da Praia – 12/11
Cidade Industrial – 19/11
Parque Agroindustrial – 26/11
Canadense – 03/12
Santa Rita – 10/12