Governo promove ações de promoção à saúde na Jucetins em alusão ao Outubro Rosa 

logo

Conecte conosco

Governo promove ações de promoção à saúde na Jucetins em alusão ao Outubro Rosa 

A iniciativa da SecMulher, em parceria com a Jucetins, proporcionou uma roda de conversa sobre saúde da mulher para as servidoras e estagiárias da autarquia.

Com o objetivo de compartilhar informações sobre saúde da mulher, em especial a importância da prevenção do câncer de mama e do colo do útero, a Secretaria da Mulher do Tocantins (SecMulher), em parceria com a Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), realizou uma roda de conversa para as servidoras do órgão. O evento contou com a presença da médica generalista do Hospital Geral de Palmas (HGP) Lillia Tereza Nunes. A palestra ocorreu na última quarta-feira, 16, na sede da Jucetins e abordou assuntos específicos sobre autocuidado e diagnóstico precoce da doença, além de ter alertado as mulheres.

Segundo a Gerente Orçamentária Financeira e Contábil da Jucetins, Raquel Soares Borges, iniciativas como essas precisam ter continuidade devido a importância social. “A palestra foi muito positiva, nos proporcionou uma reflexão sobre a importância de dar atenção para si mesma, e de si priorizar, de sair um pouco da correria e focar no auto cuidado com a realização do acompanhamento médico e de exames periódicos de prevenção. Foi um alerta pois muitas vezes a gente se envolve com tantas coisas que  não priorizamos o cuidado consigo”. Raquel ainda explica que a palestra foi uma verdadeira conscientização sobre o amor próprio, pois acredita que não se pode cuidar dos outros se não estiver bem consigo mesma. Ela gradeceu e elogiou a inciativa da SecMulher em parceria com a Jucetins que fez a mobilização em prol do evento.

“A roda de conversa representou um alerta para as mulheres intensificarem ainda mais o autocuidado com si mesma a respeito da prevenção do câncer de mama e de colo do útero. Foi maravilhosa a palestra da médica realizada para as servidoras da Jucetins”, Hilmara Cavalcante, servidora pública da Jucetins.

“O autocuidado está intimamente ligado à autoestima e ao autoconhecimento, visto que estes elementos fortalecem a confiança da mulher em si mesmo, impacta suas decisões diárias e proporciona novos conhecimentos sobre os limites do corpo e da mente. A realização de palestras como essas no orgão, é de grande valia, pois nos desperta a prática de atividades em favor de si mesma”, Keila Carvalho, secretária geral executiva da Jucetins.

“O projeto do Outubro Rosa nas secretarias é uma inciativa da SecMulher que visa levar informações a todos os órgãos do Estado situados na capital, a fim de despertar as mulheres sobre uma avaliação de si mesma e do autocuidado, sobre a importância de dar atenção aos sinais do corpo e a agir precocemente com o rastreio”, enfatizou a gerente de ação e articulação da SecMulher, Kassiane Sales. Declarou ainda que essa ação da SecMulher, conta com parcerias com os profissionais de saúde a fim de favorecer a multiplicação de conhecimentos sobre prevenção. Destacou que  os órgãos públicos proporcionam os serviços  diagnostico e o acompanhamento como Hospital do Amor, Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou na Faculdade de Medicina – Afya, que é conveniada com o SUS.

O outubro Rosa é uma campanha de conscientização, de alerta, de reflexão, de direcionamento e de repasse de informações que pode mudar ou salvar vidas. Nessa perspectiva, a médica generalista, Lilia Tereza Nunes, palestrante nessa ação, contou que desenvolveu um tom pessoal para se conectar com as mulheres a fim de abrir espaço para abordagens de temas que muitas vezes é negligenciado e que precisa ser enfatizado. Segundo ela, o câncer de mama, por exemplo, tem 95% de chance de cura se for diagnosticado precocemente. “As mulheres precisam se tocarem, se entenderem. Isso é essencial para o bem-estar físico e emocional. Elas precisam reservar tempo para o autocuidado, integrar isso a sua rotina diária, pois pode fazer diferença significativa em sua vida. Sinto- me privilegiada de disseminar conhecimentos no outubro Rosa em especial, principalmente por ter um feedback das mulheres sobre a importância de se priorizar”.

De acordo com o Instituto nacional do Câncer (INCA), o câncer de mana é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, depois do câncer de pele. No país estima se  mais de 73 mil novos casos em 2024, com um risco de mais de 66 casos a cada 100 mulheres. O câncer de colo de útero é o terceiro mais comum. Se não tiver prevenção e cuidado, estima uma taxa de incidência de mais de 15 casos a cada 100 mil mulheres.

As palestras continuam durante todo esse mês de outubro nos órgãos estaduais por iniciativa da SecMulher e de mobilização do Comitê de Ações. O objetivo é alcançar as servidoras públicas do Governo do Tocantins e conscientizar sobre a importância da prevenção.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA