logo

Conecte conosco

Governo orienta municípios sobre implantação da Caderneta de Saúde do Adolescente

A  vida é repleta de descobertas e mudanças físicas, psicológicas e sociais, principalmente para os adolescentes que vivem uma fase de constantes mudanças. Sabendo disso, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), trabalha junto aos municípios a implantação daCaderneta de Saúde do Adolescente, que visa incentivar este público a procurar orientações nos serviços de saúde. A caderneta foi elaborada pelo Ministério da Saúde para ser distribuída aos adolescentes de todo o Brasil na faixa etária de 10 a 16 anos de idade.

JOSE HAROLDO

JOSE HAROLDO

Conforme a técnica da Área de Saúde do Adolescente, Neiva da Costa Santos, a caderneta é uma ferramenta que possibilita fortalecer a autonomia dos adolescentes quanto a responsabilidade com o autocuidado. “Além desses benefícios, a caderneta visa auxiliar os profissionais na implementação de ações de prevenção, promoção e atenção a saúde deste público, possibilitando o acesso às informações que contribuam para prevenção de doenças e agravos no contexto das singularidades da adolescência, valorizando o adolescente como sujeito de direitos e criando uma relação positiva entre profissionais, adolescentes e suas famílias”, informou.

A técnica explica ainda que para que os municípios tenham acesso à cadernetaos profissionais que atuam diretamente na prestação de serviços que garantam direitos aos adolescentes são qualificados. Estes profissionais desenvolvem atividades nos setores de Saúde, Educação, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Conselho Tutelar.

Após a qualificação o município deve criar um plano de ação para entrega das cadernetas aos adolescentes. Neste plano eles definem datas para apresentação do material a equipe profissional, reunião com os pais para exposição e explicação sobre a caderneta e, posteriormente, após autorização dos pais, ocorre a entrega do material aos adolescentes.

Ações de apoio aos municípios

Para a melhoria dos serviços prestados, técnicos da Sesau realizam assessorias, oficinas e cursos onde são distribuídos kits com materiais educativos contendo livro de orientações sobre o atendimento a saúde de adolescentes, Caderneta de Saúde do Adolescente masculino e feminino e livro de Orientações Básicas de Atendimento Integral à Saúde dos Adolescentes nas Escolas e Unidades Básicas de Saúde.

Em todo o Tocantins foram realizadas assessorias técnicas e oficinas, sendo capacitados 196 profissionais. De 2010 a 2015 foram capacitados 98 municípios e em 2015 a caderneta foi implantada em oito cidades. Foram realizadas, ainda, oficinas regionalizadas de implantação da caderneta.

Segundo a coordenadora da Atenção Básica de Nova Olinda, Nayra Thais Braga, o  município implantou a caderneta no final de 2015 e os profissionais já iniciaram as ações juntos aos adolescentes. “Primeiramente reunimos com os pais na igreja e escolas e depois  entregamos o material. Neste ano continuaremos as ações, vamos abordar os adolescentes nas escolas e explicar passo a passo esta ferramenta tão importante para saúde destes jovens”, afirmou.

Sobre a caderneta

A caderneta é composta por duas guias, sendo uma para os meninos e outra para meninas, abordando temas como direitos, dicas de saúde, alimentação saudável, crescimento e desenvolvimento, higiene bucal, vacinas, mudanças no corpo, sexualidade, dupla proteção, prática de esportes, cuidado com as drogas, projeto de vida e informações úteis (telefones de alguns serviços).

SUGESTÃO DE LEGENDAS:

FOTO 01: Caderneta possibilita fortalecer a autonomia dos adolescentes quanto a responsabilidade com o autocuidado

FOTO 02: A técnica Neiva da Costa Santos reforça que o material também auxilia os profissionais na implementação de ações de prevenção, promoção e atenção a saúde.

___

Parceiros:

Par_03

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA