logo

Conecte conosco

Governo do Tocantins Lança Projeto Praia Consciente em Araguacema para promover limpeza e sustentabilidade destes atrativos turísticos

No mesmo evento, foi lançado o Projeto Praia Acessível, que visa oferecer acessibilidade às pessoas com necessidades especiais por meio de cadeiras anfíbias, que permitem deslocamento terrestre e aquático

O final de semana marcou o início oficial da temporada de praias no Tocantins, um período que atrai milhares de turistas aos municípios do estado. Com o aumento da visitação, cresce também a preocupação com a degradação ambiental porque o lixo descartado incorretamente pode causar impactos significativos ao ecossistema.

Para conscientizar os usuários das praias fluviais, incluindo comerciantes, barqueiros e turistas, sobre o descarte correto de resíduos, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), lançou no último sábado, 6, o Projeto Praia Consciente 2024 em Araguacema.

O evento contou com a presença do secretário Marcello Lelis, do prefeito Marquinho, da vice-prefeita Josa, da secretária municipal do Meio Ambiente e Turismo, Leonette Cruz Mesquita Martins, além de técnicos da Semarh, turistas e moradores locais. Durante a ação, foram distribuídos recipientes para acondicionamento de lixo e fornecidas orientações sobre o descarte adequado.

“Estamos aqui hoje para alertar sobre a necessidade de proteger este recurso natural tão importante. Evitem jogar lixo em qualquer lugar para não poluir nossas águas”, destacou o secretário Marcello Lelis.

A secretária municipal Leonette reforçou as ações locais, que soma-se ao Projeto Praia Consciente, no intuito de promover a sustentabilidade nas praias como a limpeza diária onde todo e lixo é retirado da praia, além do projeto “De Olho no Óleo’, onde são distribuídos galões para o acondicionamento do oleio de cozinha que é reaproveitado para a fabricação de sabão.

O município conta ainda com o projeto “Lacre do Bem”, onde o que é recolhido é distribuído ao Hospital do Amor. “Todas estas ações tornam as nossa praias sempre limpas e bonitas ”, acrescentou a secretária do meio ambiente.

Além de Araguacema, até o dia 27 de julho, o Projeto Praia Consciente passará por outras praias em: Caseara, Miracema, Lajeado, Pedro Afonso, Rio Sono, Rio dos Bois, Porto Nacional, Itacajá, Peixe, Couto Magalhães, Tupiratins, Araguanã, Itaguatins, Tocantinópolis, Araguatins e Palmas. As datas e locais de visitação serão divulgados conforme a programação local.

A diretora de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, Erliette Gadotti, explicou que o objetivo é orientar os usuários sobre a importância de manter as praias limpas para evitar a contaminação do solo e da água. “Queremos transformar nossas praias em referência nacional em ações de educação ambiental”, afirmou a diretora.

Praia Acessível

No mesmo evento, foi lançado o Projeto Praia Acessível, que visa oferecer acessibilidade às pessoas com necessidades especiais por meio de cadeiras anfíbias, que permitem deslocamento terrestre e aquático. A estudante Grazielly Guedes Marinho, 21 anos, que se tornou cadeirante há cinco anos devido a uma doença autoimune, experimentou a cadeira anfíbia e aprovou a iniciativa. “Gostei muito da cadeira e acho que deveria estar acessível para todos que necessitam”, disse a estudante.

Cronograma de Visitação

13/07/2024 e 14/07/2024

Praia de Pedro Afonso

Praia Rio Sono

Praia Deserta Rio dos Bois

Praia de Porto Real

20/07/2024 e 21/07/2024

Praia de Itacajá

Praia de Peixe

Praia de Couto Magalhães

Praia de Tupiratins

27/07/2024 e 28/07/2024

Praia de Araguanã

Praia de São Miguel e Itaguatins

Praia de Tocantinópolis

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA